O cometa Bernardinelli-Bernstein virou notícia nesta semana, depois de sete anos de sua descoberta. Isso porque ele saiu da borda do Sistema Solar onde estava orbitando, e agora está vindo em direção à Terra. O que mais chama a atenção é seu tamanho, que corresponde a 150 km de diâmetro, é cerca de 31 vezes maior que qualquer outro já observado pelos cientistas. Embora todo esse tamanho assuste, ele não oferece nenhum risco ao planeta Terra.

Maior cometa já identificado vem em direção à Terra

O Bernardinelli-Bernstein foi identificado pela Agência Espacial Americana (NASA), no ano de 2014. Entretanto, só agora os cientistas conseguiram o identificar. Esse nome faz uma homenagem aos cientistas que o descobriram, dos quais um é brasileiro. Na primeira impressão, os cientistas confundiram o cometa Bernardinelli-Bernstein com um tipo de astro conhecido como "planeta-anão", o que só foi possível identificá-lo depois que ele finalmente se aproximou mais da Terra.

Ao que tudo indica, ele deve se aproximar ainda mais pelos próximos anos, dando aos cientistas a oportunidade de entender mais sobre a formação do Sistema Solar de um modo geral.

O que o Bernardinelli-Bernstein tem de extraordinário?

É possível que você já tenha ouvido falar dos cometas, isto é, bolas maciças feitas basicamente de gelo, poeira e algum material rochoso que orbitam o sol e, em alguns casos, podem ser surpreendidos como os asteroides, mas sua composição é diferente. Os cometas possuem núcleo, cabeleira ou coma, e a cauda — que pode se estender por milhões de quilômetros.

Apelidado de Bernardinelli-Bernstein, corpo celeste tem 150 km de diâmetro, mas não vai colidir com nosso planeta. (Crédito: NOIRLAB/NSF/AURA/J. DA SILVA)

Existem ao menos dois tipos de cometas: os periódicos, como o
cometa Halley que passa pelo Sistema Solar a cada 76 anos; e os não periódicos, os que entram e saem rapidamente do Sistema Solar. A NASA afirma que já foram identificados até hoje cerca de 3.740 cometas, e todos eles têm um tamanho de 3 a 5 km de diâmetro.

O Bernardinelli-Bernstein, por outro lado, tem aproximadamente 150 km de diâmetro. Essa é a praticamente distância entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio. Esses detalhes tornam o cometa o mais extraordinário já conhecido pela ciência.

Sem riscos

Se você se assustou com esse tamanho absurdo, saiba que não há com o que se preocupar, já que sua órbita está e permanecerá muito longe da Terra. Para se ter uma ideia, o ponto mais perto que ele pode chegar do nosso planeta é de aproximadamente 2,5 bilhões de quilômetros de distância do Sol, e isso só no dia 21 de janeiro de 2031.

Via: BBC e NASA