Hoje é sábado, 4 de outubro de 2025, e a Lua segue na sua fase Crescente, agora com cerca de 87% de visibilidade no céu noturno. O brilho lunar começou fraco no ínicio da semana, mas vai ganhando força a cada noite que passa, e a expectativa é grande para a chegada da Lua Cheia, que acontecerá em poucos dias, na madrugada de terça, dia 7 de outubro. Nesse dia, a Lua estará em seu ápice em tamanho e brilho.

O que esperar e como observar a Lua hoje?

Procure um espaço aberto, com pouca iluminação artificial e vista para o horizonte leste logo após o entardecer. Nesta reta final da Lua Crescente, é incrível observar como o clarão lunar toma conta do céu, criando jogos de luz e sombra no relevo. Mesmo a olho nu, é fácil perceber grandes crateras, relevos e os famosos "mares lunares", que são aquelas manchas mais escuras na superfície.

Se você gosta de fotografar, o segredo é tentar captar a Lua nascendo próxima a árvores, prédios ou outros elementos do cenário, criando composições lindas para guardar ou compartilhar.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de setembro, às 20h53 ✅
  • 🌕 Lua Cheia: começa em 7 de outubro, às 00h47
  • 🌗 Lua Minguante: começa em 13 de outubro, às 15h12
  • 🌑 Lua Nova: começa 21 de outubro, às 9h25
  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20

Explicação científica: o que acontece com a Lua hoje?

Na Lua Crescente é comum a Lua ficar com o formato de letra C
Na Lua Crescente é comum a Lua ficar com o formato de letra "C"

Durante esta etapa, o satélite se encontra entre a fase Nova e a Cheia, com grande parte de sua face virada para a Terra já iluminada pelo Sol. A cada noite, o tempo em que a Lua permanece visível aumenta, e o brilho fica mais intenso. Astronomicamente, ainda é possível notar detalhes e texturas com facilidade, pois algumas regiões próximas ao terminador projetam sombras nítidas.

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Com mais de 85% do disco iluminado, a Lua já começa a influenciar o ambiente de formas bem observáveis: noites mais claras, animais com hábitos noturnos mais ativos e até variações sutis nas marés. É por isso que períodos próximos à Lua Cheia são os melhores para caminhadas noturnas e observações de estrelas menos brilhantes (que, por sua vez, podem ser ofuscadas pelo clarão lunar).

Resumo rápido da Lua hoje:

  • Fase atual: hoje, 04/10, a Lua está em fase Crescente.
  • Melhor horário para observação: logo após o pôr do Sol.
  • Próxima fase: Lua Cheia: 7/10, à 00h47.

Próximos eventos astronômicos

Além da aproximação da Superlua Cheia no dia 7, aproveite também para ver Saturno nas proximidades da Lua no fim de semana. Basta olhar para o céu um pouco acima da Lua e você verá o planeta como um ponto brilhante.

Amanhã voltamos com dicas diárias, atualizações da fase e mais curiosidades científicas sobre a Lua.

👉 Veja outros conteúdos semanais que produzimos no Oficina da Net, como a lista dos lançamentos de filmes e séries no streaming e, se você está pensando em pegar um cineminha, veja também a programação do que está em cartaz nesta semana.