Hoje é quarta-feira, 8 de outubro, a e Lua continua impressionando no céu: ainda em fase Cheia, exibe praticamente 100% de visibilidade e mantém a atmosfera noturna clara e especial. Após o ápice da Superlua da Colheita na madrugada anterior, o disco lunar coitninua grande e radiante, então ainda é uma excelente oportunidade para contemplação e registros fotográficos.

Como observar a Lua Cheia hoje?

Basta olhar para o céu. Hoje a Lua vai roubar a cena. Para aproveitar ao máximo, busque locais abertos, longe da iluminação artificial das cidades. A Lua Cheia nasce próxima do horizonte leste no início da noite, com coloração alaranjada, depois sobe e fica branca e imponente no meio do céu.

Se puder, use binóculos ou câmera com zoom para tentar captar regiões como o "Mar da Tranquilidade" ou detalhes de crateras, que ficam mais visíveis nas bordas. Se for fotografar, experimente diferentes períodos da noite, cada horário revela uma nuance diferente.

Dica especial 🪐

Observe também Saturno, que estará muito próximo da Lua. Você verá o planeta como um ponto brilhante amarelado ao lado do disco lunar.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de setembro, às 20h53 ✅
  • 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
  • 🌗 Lua Minguante: começa em 13 de outubro, às 15h12
  • 🌑 Lua Nova: começa 21 de outubro, às 9h25
  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20

O que acontece com a Lua agora?

As noites tendem a ficar mais claras durante esse período
As noites tendem a ficar mais claras durante esse período

Depois do pico da Superlua, a Lua Cheia permanece com máximo de iluminação por cerca de dois dias, sendo visível durante toda a noite, nasce ao entardecer e só se põe com o nascer do Sol. Por conta disso, noites ficam mais claras e as estrelas menos brilhantes podem ser "apagadas" pelo clarão lunar.

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Sabia que a Lua Cheia é tão brilhante que pode até projetar sombras nítidas no chão? Esse fenômeno ocorre porque a luz refletida pelo satélite é suficiente para ativar fotorreceptores da nossa visão mesmo durante a madrugada. É também nesta fase que alguns animais noturnos mudam seus padrões de comportamento.

Resumo rápido da Lua hoje:

  • Fase atual: hoje, 08/10, a Lua está em fase Cheia
  • Melhor horário para observação: logo após o pôr do Sol
  • Próxima fase: Lua Miguante: 13/10, à 15h12

Próximos eventos astronômicos:

  • Superluas restantes de 2025: 5 de novembro e 4 de dezembro
  • Chuva de meteoros Orionidas: pico em 21 de outubro
  • Conjunções planetárias: durante todo outubro

Amanhã voltamos com dicas diárias, atualizações da fase e mais curiosidades científicas sobre a Lua.

👉 Veja outros conteúdos semanais que produzimos no Oficina da Net, como a lista dos lançamentos de filmes e séries no streaming e, se você está pensando em pegar um cineminha, veja também a programação do que está em cartaz nesta semana.

E aí, conseguiu registrar a Superlua ou notou algo curioso no céu hoje? Poste sua foto e marque o @oficinadanet.