Em 2022 tivemos produtos que se esperava que fossem lançados, mas as empresas acabaram tendo imprevistos e, ao que parece, adiaram seus planos para 2023. Além disso, há expectativas de lançamentos que não foram anunciados e também custos de determinadas tecnologias que se acredita que diminuam no ano que vem com sua popularização. Aqui estão 7 produtos que fazem parte da lista de desejos para 2023.

1 - Apple Classical

Retorno do Primephonic com o nome Music Classical, quando irá acontecer. Fonte: thegadgetflow
Lista de produtos desejados para 2023. Na foto aplicativo Primephonic. Fonte: thegadgetflow

Ainda não há uma data ou previsão para que o Apple Classical seja lançado. Embora tenhamos indícios sobre sua chegada e a Apple tenha dito que lançaria o serviço de streaming em 2022, trata-se de um projeto que pode ter seus planos alterados por algum motivo ao longo do desenvolvimento da nova plataforma. Confira todos os detalhes em nosso artigo sobre o lançamento do Apple Classical.

2 - Fones de ouvido Bluetooth TWS Sony WF-1000XM5 e Sony WF-C500

Possível imagem do documento do Sony WF-C500 publicada no FCC. Fonte: TheWalkmanBlog
Possível imagem do documento do Sony WF-C500 publicada no FCC. Fonte: TheWalkmanBlog

No final de novembro de 2022 o site TheWalkmanBlog relatou sobre um fone de ouvido TWS passar pela FCC, órgão regulador de telecomunicações e radiodifusão dos EUA, com o código YY2968. Inicialmente pensou-se que seria o Sony WF-1000XM5. Entretanto, ao analisar os documentos, foi dito pelos especialistas no assunto que pode ser o novo WF-C500 (2ª geração).

Quanto ao Sony WF-1000XM5, o site WhatHiFi acredita que o TWS seja lançado em 2023 pelo fato de que a linha WF-1000 historicamente ganhou uma nova versão a cada dois anos. Por exemplo: em 2019 foi lançado o XM3 enquanto o XM4 foi lançado em 2021.

3 - Spotify Hi-Fi

Novo plano Spotify Planitum revelado por um usuário no Reddit como sendo o possível Spotify HiFi, prometido para ser lançado ainda em 2022. Fonte: Reddit
Novo plano Spotify Planitum revelado por um usuário no Reddit como sendo o possível "Spotify HiFi", prometido para ser lançado ainda em 2022. Fonte: Reddit

Em outubro deste ano houve o relato de um ex-assinante do Spotify sobre ter recebido um e-mail do serviço de streaming após cancelar seu plano. Nele havia opções de assinatura para os próximos 30 dias e uma delas era caracterizada como "Platinum", que contava com "som de estúdio", que é justamente o que foi anunciado oficialmente em fevereiro de 2021 como Spotify HiFi. Por conta deste caso, acreditava-se que em novembro ou dezembro o Spotify iria anunciar seu novo plano "Platinum", mas até o momento nada aconteceu.

4 - TVs QD-OLED compatíveis com o PS5 e Xbox Series X

TV Samsung QD-OLED S95B. Fonte: Samsung
TV Samsung QD-OLED S95B. Fonte: Samsung

Mesmo não tendo sido lançadas no Brasil, as smart TVs com display QD-OLED Samsung S95B e Sony A95K foram elevadíssimas pela crítica especializada e certamente são superiores se comparado às TVs OLED comuns. Entretanto, elas não possuem algo que os jogadores de PS5 e Xbox Series X necessitam para extrair tudo o que os consoles tem a oferecer, incluindo o Dolby Vision e resolução 4K a 120 FPS. Acredita-se que as novas TVs de 2023 com display QD-OLED irão contar com suporte para as tecnologias utilizadas atualmente pelos videogames da Sony e da Microsoft.

5 - Mais fones de ouvido da Apple

Visão explodida do AirPods Max original mostrando os componentes internos da ear cup (concha). Fonte: Apple
Visão "explodida" do AirPods Max original mostrando os componentes internos da ear cup (concha). Fonte: Apple

A segunda geração dos AirPods Pro foi lançada no segundo semestre deste ano, mas e os AirPods Max? Lançados originalmente em dezembro de 2020, espera-se que os AirPods Max 2 sejam lançados ainda em 2022 antes do Natal. Os novos modelos devem contar com novas cores e um codec de áudio Bluetooth lossless ("sem perdas"), embora isso seja apenas especulações, pois não há nada oficial ainda.

6 - TV MicroLED acessível

TV microLED 4K de 136 polegadas é lançada pela LG. Fonte: LG
TV microLED 4K de 136 polegadas é lançada pela LG. Fonte: LG

No momento, as TVs com display microLED da Samsung da linha The Wall são as mais populares, embora a LG tenha lançado uma TV 4K de 136 polegadas recentemente. Entretanto, a nova TV microLED de 136" da LG é mais cara que a lançada pela Samsung. Enquanto a primeira custa US$ 299.999, a segunda custa US$ 155.000. Como você pode ver, essa tecnologia ainda é extremamente cara se comparado a qualquer outro tipo de display utilizado em smart TVs, mas sem dúvidas é a que entrega a melhor qualidade de imagem possível, juntando a vantagem das TVs OLED com os pontos positivos das TVs LCD que utilizam LEDs.

Espera-se que em 2023 ou nos próximos anos, as TVs microLED fiquem mais acessíveis ao público comum, oferecendo mais opções ao mercado. Hoje a tecnologia que mais tem chamado atenção, pois finalmente ganhou popularidade o suficiente para baratear o custo, são as smart TVs que contam com display OLED como, por exemplo, as TVs LG OLED C2.

7 - PS5 Slim

Versão slim do PS5 pode ser lançada em 2023. Imagem da versão atual do console PlayStation 5.
Versão "slim" do PS5 pode ser lançada em 2023. Imagem da versão atual do console PlayStation 5.

Já faz dois anos desde que o PlayStation 5 foi lançado. Desde então, surgiram versões mais leves do PS5, porém com o mesmo volume. Acredita-se que uma versão "slim" do atual console da Sony seja lançada em 2023, deixando o videogame mais acessível ao público de fãs com menor poder aquisitivo.

O que achou da nossa lista de produtos desejados para o ano de 2023? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!