A Epson anunciou que traçou um plano para vender somente impressoras de jato de tinta. De acordo com o site The Register, a empresa diz que deixará de vender e distribuir impressoras a laser até 2026. Obviamente isso irá afetar tanto usuários corporativos quanto domésticos. A companhia diz que a decisão é em nome da "sustentabilidade".

Caso não saiba, as impressoras a laser, para imprimir, necessitam de um laser, um tambor, um toner e calor. Já as impressoras jato de tinta utilizam bicos para depositar a tinta no papel. O gerente de vendas e marketing da Epson, Koichi Kubota, diz:

Enquanto a impressora a laser funciona aquecendo e fundindo o toner em uma página, a tecnologia de jato de tinta sem calor da Epson consome menos eletricidade usando energia mecânica para disparar tinta na página.

Epson irá vender somente impressoras de jato de tinta a partir de 2026

Epson irá parar de vender impressoras laser até 2026 e distribuir somente impressoras jato de tinta. Fonte: Pixabay
Epson irá parar de vender impressoras laser até 2026 e distribuir somente impressoras jato de tinta. Fonte: Pixabay

Basicamente, a justificativa da Epson para deixar de vender as impressoras a laser consiste no consumo de energia e o número de peças para realizar uma impressão comparado às que funcionam com jatos de tinta. A empresa diz que as impressoras de jato de tinta possuem menos peças que precisam ser substituídas com o tempo de uso. Enquanto uma impressora a laser pode precisar de trocar o toner, tambor, reveladores, fusores, entre outros componentes, a impressora jato de tinta só precisa trocar as caixas de tinta e limpar resíduos.

A Epson anunciou em seu comunicado recente que irá investir 100 bilhões de ienes (US$ 722,2 milhões) em "inovação sustentável". Mesmo após essa decisão da Epson, companhias como HP e Brother continuarão a vender impressoras a laser.

O que acha sobre a ação da Epson para tentar tornar a empresa mais sustentável? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!