São diversos os motivos que podem nos afastar dos melhores programas de edição de vídeo do mundo. Entre eles talvez o mais importante: a falta de grana. Acontece que Adobe Premiere, FinalCut e outros softwares de edição utilizados por profissionais, possuem licenças pagas (e bem caras). Mas assim como quase tudo no mundo da tecnologia, há opções gratuitas para cortar, aplicar filtros e fazer edições de vídeo. Vamos explorar alguns destes serviços.

Se você quiser, não é preciso instalar um software no PC para fazer pequenas edições de vídeo. Há algumas opções de editores de vídeos online e vamos conferir se alguma delas serve para nosso interesse.

WeVideo

Com o WeVideo é preciso efetuar login para acessar o editor - dá para usar o Google ou Facebook para isso. Após o login você escolhe um dos planos oferecidos; há um plano gratuito e os planos pagos. A versão gratuita oferece resolução máxima de 480p (bem abaixo do nosso interesse atual) e apenas 1GB de armazenamento.

WeVideo oferece timeline como a dos grandes programas de edição
WeVideo oferece timeline como a dos grandes programas de edição

O site oferece um tutorial para que você não fique perdido. Já com o programa online aberto, você terá um vídeo demonstração para que você o refaça em forma de treino. Passada esta parte, decidi importar alguns vídeos que tenho em meu computador para editar online. Descobri que no plano Free, temos apenas 1GB de espaço para o projeto, então, vídeos de mais qualidade esgotam este espaço antes mesmo de serem editados. Ou seja, você pode fazer pequenas edições em vídeos curtos.

Apesar disso, percebi que o site oferece a opção de importar vídeos do Facebook, Instagram, Dropbox, Drive e outros locais. Em vídeos do Instagram, por exemplo, com qualidade mais baixa, você até pode criar pequenas montagens de vídeos.

Online Video Cutter

Neste site, sem login você já pode importar os arquivos que precisa cortar. De cara dá para perceber que o site é ‘especializado’ em cortar vídeos e não em fazer edições mais elaboradas. Ele também aceita arquivos de no máximo 500MB, portanto, serve para deixar um vídeo simples mais dinâmico com cortes pontuais.

Dá para cortar o quadro, mudar o formato e outras coisinhas
Dá para cortar o quadro, mudar o formato e outras coisinhas

Uma vez que o vídeo esteja no site, você pode cortar apenas o formato do vídeo, girar a orientação, escolher a resolução e o formato do arquivo (MP4, FLV, etc). Também dá para escolher o início e fim do vídeo que você importou para deixá-lo mais curto.

Clipchamp

O Clipchamp faz o trabalho de processar os vídeos que você importar para reduzir consideravelmente o tamanho destes arquivos. Num exemplo prático, um vídeo com 378MB ficou com 101MB ao final do processamento. Em outro exemplo, um vídeo de 540 MB ficou com 329MB.

Bom pra reduzir o tamanho dos vídeos
Bom pra reduzir o tamanho dos vídeos

Este serviço gratuito oferece cinco vídeos por mês para processar. Se você precisar mais do que isso, há planos pagos que dão mais opções.

Kizoa

Talvez a melhor opção online do segmento, com o Kizoa você realmente pode criar uma timeline com imagens e vídeos importados do seu computador. O site tem uma interface um pouco mais antiga, também está em inglês (o que pode dificultar a compreensão de quem não tem conhecimento básico).

Utilizável, porém, com resultado simples
Utilizável, porém, com resultado simples

Embora dê para criar uma timeline cheia de vídeos e colagem com imagens, inserir transições, efeitos animados, texto e trilhas, o resultado final não fica muito superior a um trabalho amador.

Bônus: outras opções de editores de vídeos

Editar vídeos no computador também é uma boa ideia, afinal, existem situações que os editores on-line não atendem. Entre as opções de programas para editar vídeos, destacamos:

Wondershare Filmora

O Wondershare Filmora é uma ferramenta inovadora, que oferece diferentes recursos para edição de vídeos. Por ser um software intuitivo e em português, considerado um dos editores mais fáceis de usar, até mesmo usuários iniciantes conseguem editar vídeos de forma criativa.

Permite a edição de vídeos como se fosse feito por profissionais
Permite a edição de vídeos como se fosse feito por profissionais

O editor é rápido e permite adicionar legendas, áudios e imagens de qualidade, deixando qualquer conteúdo mais animado. Ele possui vários plugins de efeitos visuais, com amplo estoque de mídias e modelos inteligentes para quem quer ter vídeos únicos.

Além disso, oferece tutoriais para os usuários, que podem criar vídeos com um resultado mais profissional. E é possível escolher usar recursos específicos, conforme as suas necessidades.

O Filmora conta com várias ferramentas especiais para editores de conteúdos, com menos limites. Entre eles, tela verde, tela dividida, motion tracking, camada de vários clipes de vídeo, estabilização de vídeo, suporte para GIFs, remoção de ruído, correspondência de cor e muitas outras.

O software de edição de vídeos Filmora suporta diferentes formatos de mídia, como AVI, FLV, MKV e MP4.

Você pode conhecer mais sobre o editor de vídeos Wondershare Filmora aqui:

Movavi

Movavi tem uma interface bem bonita
Movavi tem uma interface bem bonita

Em busca de um software simples para edição, encontramos o Movavi Video Editor. O editor de vídeos possui design descomplicado, é possível ver que a posição da timeline, menu de fonte de arquivos, efeitos e "preview" segue o mesmo padrão de outros programas. Já fizemos um artigo especial para falar do Movavi aqui no site — e você pode acessá-lo cliando neste link.

Conclusão

Nem todas as alternativas de sites para editar vídeos vão atender ao que você precisa. Por isso deixamos como bônus o Filmora, ideal para editar vídeos no computador. Afinal, ele é mais completo, suprindo o que alguns editores on-line não atendem.

Embora seja um programa para baixar no computador, com o Filmora, da Wondershare, você conseguirá editar vídeos com resultado mais profissional.

Você usa algum programa de edição de vídeo alternativo? Compartilhe conosco nos comentários.