Todos os meses, vemos campanhas e notícias que falam sobre a baixa de estoque das bolsas de sangue em todo o Brasil. Como sabemos, a prática de doar sangue é extremamente importante, já que constantemente, os hospitais precisam dessas bolsas, para salvar vidas.

No último dia 14 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A celebração foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, como uma forma de agradecer as pessoas que, voluntariamente, ajudam a salvar vidas. Além disso, a data chama a atenção para a conscientização sobre saúde.

Diante dessa importância, existem aplicativos disponíveis em celulares, tablets, e computadores, que estimulam e facilitam a doação de sangue, para quem estiver interessado. Além de trazer informações atualizadas de como estão os bancos de sangue de alguns hemocentros pelo Brasil, eles contam com ferramentas. Tais como a de avisar aos seus amigos do Facebook caso algum dia, você precise de sangue.

Essa é uma alternativa para o grande problema do baixo estoque de sangue nos hospitais do Brasil. A situação complicada dos hemocentros foi relatada pelo Ministério da Saúde, que diz que somente 1,9% da população do Brasil doa sangue. A porcentagem está muito abaixo, tendo em vista que o mínimo recomendado era de 3%. De acordo com a OMS, o Brasil está abaixo da média mundial, que atualmente é de 5%.

Diante disso, vamos te apresentar a seguir, alguns aplicativos que ajudam a achar o hemocentro mais perto da sua casa. Assim, você pode fazer a sua parte, e ajudar quem mais precisa. Abaixo, veja 5 opções de apps.

5 apps para achar o hemocentro mais perto de você

Abaixo, confira a lista de 5 aplicativos que você pode usar para encontrar o hemocentro mais perto de você:

Hemovida

Criado pelo Governo do Brasil, o Hemovida possibilita, além de encontrar o hemocentro mais próximo da sua casa, ganhar notícias sobre as campanhas de doação. Além disso, você tem acesso às informações completas sobre quem pode ou não pode doar.

COLSAN

O COLSAN é outro aplicativo muito interessante para achar onde doar sangue. Inclusive, ele permite que você agende uma doação. Dessa forma, você evita filas. Além disso, o app dá dicas sobre o preparo pré e pós-doação, para que assim, você fique bem informado e pronto para esse ato nobre.

Sangue Amigo

Através do Sangue Amigo, você também pode achar o hemocentro mais próximo, filtrar por distância, ou ainda, ver quais têm maior necessidade de ganhar doação. Dessa forma, você tem várias informações para poder fazer a doação da melhor forma.

Google Maps

Se engana quem pensa, que apenas os aplicativos voltados para a saúde mostram onde estão os hemocentros mais próximos. É dito isso, pois o Google Maps, é outro lugar no qual você pode achar o hemocentro mais perto. Para isso, basta abrir o aplicativo e digitar "doação de sangue", que uma lista aparece para você. Depois disso, basta ver a rota mais rápida e fazer o gesto de cuidado.

Facebook

Por fim, outra dica de aplicativo para encontrar o hemocentro mais próximo, é o Facebook. Ao acessar o menu do aplicativo, observe o "Recurso de comunidade". Lá, exite uma área que aponta o hemocentro mais próximo, uma lista com mais opções, e até mesmo eventos de doação de sangue!