O criador do GIF, Stephen Wilhite, tragicamente morreu de COVID-19 aos 74 anos. A informação veio através do site TheVerge, que ao entrar em contato com a esposa de Stephen, Kathaleen, relatou que sua morte ocorreu quando ele estava cercado pela família. Na página de seu obituário, é dito que "mesmo com todas as suas realizações, ele permaneceu um homem muito humilde, gentil e bom".

O Graphics Interchange Format ou GIF, como é popularmente chamado, é utilizado atualmente para reações a algo e piadas. A criação do GIF aconteceu na década de 80 quando Stephen Wilhite trabalhava na CompuServe.

Na página de obituário de Stephen Wilhite, ex-colegas disseram que ele fez também outras importantes contribuições durante seu trabalho na CompuServe. Foi falado que Stephen foi um trabalhador com grande influência no sucesso da empresa.

O propósito do GIF quando foi criado

Hoje os GIFs são utilizados como memes animados, mas não foi com esse propósito que Stephen criou o formato. O Graphics Interchange Format foi lançado no final da década de 80 como uma forma de distribuir "gráficos de alta qualidade e alta resolução" em cores, pois na época a velocidade da internet era muito precária. A esposa de Stephen, Kathaleen, diz:

Ele inventou o GIF sozinho - ele realmente fez isso em casa e trouxe para o trabalho depois de aperfeiçoá-lo. Ele descobria tudo em particular em sua cabeça e depois ia para a cidade programando no computador."

Qual é a pronúncia correta de GIF?

Em 2013, Stephen Wilhite disse ao The New York Times:

"O Oxford English Dictionary aceita ambas as pronúncias. Eles estão errados. É um 'G' suave, pronunciado 'jif'. Fim da história."

O GIF favorito de Stephen

Durante uma entrevista ao The New York Times, Stephen Wilhite disse que seu GIF favorito é o de um bebê dançando.

Um dos GIFs favoritos de Stephen Wilhite. Fonte: The New York Times
Um dos GIFs favoritos de Stephen Wilhite. Fonte: The New York Times

Fonte: TheVerge