No último final de semana, o Instagram e o Snapchat removeram a função de adicionar GIFs a posts. O ato foi percebido pelos usuários, já que nenhum dos aplicativos se manifestou sobre o assunto. O TechCruch cita que a remoção aconteceu após a descoberta de um GIF considerado racista que aparece ao fazer a busca "Crime".

A imagem em questão exibe um contador de mortes de negros, rodeado por um macaco sob o comando de um homem branco, que dizia para o animal continuar o trabalho já que os valores só estavam aumentando.

Instagram retira GIFs após caso de racismo.
Instagram retira GIFs após caso de racismo.

O primeiro aplicativo a remover o GIF em questão foi o Snapchat. Conforme um representante do aplicativo, a função foi adicionada recentemente, e agora foi removida até que a equipe do Giphy, serviço que fornece os GIFs para as duas plataformas contorne e situação.

Um representante do Giphy disse ao site Engadget que o conteúdo racista acabou sendo incluído em razão de um problema no filtro de  moderação de conteúdo, mas foi removido do banco de dados.

"Nós corrigimos o erro e remoderamos todos os GIFs em nossa biblioteca. Nós assumimos a responsabilidade total por esses eventos recentes e, sinceramente, pedimos desculpas a quem se sentiu ofendido", informou.