As caixas de som inteligentes são uma das principais formas de interagir com os dispositivos desenvolvidos com foco na IoT (ou Internet das Coisas), principalmente se você estiver ocupado cozinhando ou longe do celular para realizar comandos através de toques. Os assistentes de voz Google Assistente e Amazon Alexa estão presentes em muitos dispositivos inteligentes e permitem que o usuário os controle-os sem se preocupar com qual plataforma determinado modelo funciona.

Entretanto, nem sempre usar diretamente sua caixa de som inteligente pode ser uma boa escolha, devido a falhas no funcionamento de algum assistente de voz em específico. Caso você tenha comprado uma coleção de lâmpadas inteligentes e outros dispositivos de marcas diferentes, gerenciá-los, pode acabar se tornar um desafio. Pensando nisso, criamos uma lista dos melhores aplicativos para controlar sua casa inteligente (smart home) a partir do celular.

Google Home

Provavelmente o aplicativo mais intuitivo para controlar diversos dispositivos inteligentes em sua smart home. Com ele, é possível controlar diversos aparelhos baseados na IoT sem a necessidade de nenhum outro programa. Além disso, não há a necessidade de adicionar manualmente cada dispositivo, pois eles irão aparecer automaticamente no app.

Capturas de tela do aplicativo Google Home.
Capturas de tela do aplicativo Google Home.

Entretanto, mesmo com as facilidades mencionadas acima, o Google Home não consegue controlar certos dispositivos, mesmo que eles sejam compatíveis com o Google Assistente e apareçam no app. Um exemplo disso são smart TVs que tem suporte ao Google Assistente, mas não são compatíveis com o aplicativo Google Home.

Uma forma de contornar a limitação acima é através do recurso Rotinas. É possível que se consiga desligar a TV criando um comando para que seja possível realizar a operação. Com a função Rotinas, você pode automatizar diversos comandos em sua casa como desligar todas as luzes ao sair de casa. Entretanto, não há tantas opções de ações para escolher neste modo.

Amazon Alexa

Com o aplicativo Amazon Alexa, é possível controlar e agrupar dispositivos baseados na IoT (internet das coisas), assim como o app do Google (Home). Além disso, o aplicativo da Amazon tem a vantagem de ser compatível com uma grande variedade de produtos e serviços.

Capturas de tela do app Amazon Alexa.
Capturas de tela do app Amazon Alexa.

É possível criar para cada cômodo ícones para desligar todas as luzes com um único toque. Entretanto, o Amazon Alexa não é inteligente o suficiente para detectar todas as lâmpadas conectadas a um plugue inteligente (smart plug). Ou seja, pode acontecer de você selecionar o ícone para acender todas as luzes de sua sala e não acender aquelas conectadas a plugues inteligentes.

O aplicativo Amazon Alexa possui um widget, mas não há atalhos para controlar os dispositivos inteligentes. Com isso, sempre será necessário selecionar o ícone de dispositivos para entrar no app e depois realizar o comando.

Samsung SmartThings

Um dos apps com design mais bonito desta lista, o Samsung SmartThings consegue controlar produtos que não são fabricados pela empresa. Além disso, o app não necessita de um hub e consegue se integrar a muitos serviços de terceiros.

Captura de tela do app Samsung SmartThings.
Captura de tela do app Samsung SmartThings.

O aplicativo da Samsung desenvolvido para casas inteligentes é fácil de configurar e permite que o usuário divida seus dispositivos por cômodo. Há também a possibilidade de definir temporizadores para que as luzes do local apaguem de forma automática após um determinado período ou hora específica. Temos também a opção de criar diversos locais no app para facilitar o gerenciamento dos gadgets inteligentes.

O SmartThings permite que você adicione um widget à tela inicial do celular, facilitando o acesso aos comandos. Entretanto, algumas opções não são bem projetadas, podendo tornar-se um app difícil de se utilizar no dia a dia.

Comparado ao Google Home e o Amazon Alexa, o Samsung StartThings possui consideravelmente menos serviços compatíveis. Além disso, ainda há o entrave de não permitir que se altere de uma só vez todas as luzes para uma mesma cor em um determinado cômodo, forçando o usuário a ajustar manualmente a tonalidade de cada unidade.

Felizmente os recursos de automação são interessantes, permitindo que se adicione condições e controle diversos dispositivos ao mesmo tempo. Além disso, não necessita de plataformas de terceiros como o IFTT. Caso seus dispositivos baseados em IoT sejam compatíveis com o Samsung SmartThings e você não costuma alterar com frequência a cor da iluminação de sua casa, vale a pena experimentar.

Olisto

O aplicativo Olisto não é um painel de controle de fato, mas uma plataforma que permite automatizar a maioria dos dispositivos e eletrodomésticos inteligentes e fazer com que eles se comuniquem entre si. Com o app, é possível criar "triggs" baseados em vários elementos como, por exemplo, hora e local para realizar diversas ações. Por exemplo: O usuário pode dar o comando para acender as luzes, trancar as portas e abrir as persianas todos os dias às 9h da manhã.

Capturas de tela do app Olisto.
Capturas de tela do app Olisto.

Caso o usuário queira, é possível automatizar várias ações com base em acionadores de dispositivos que já estão instalados na casa como, por exemplo, câmeras inteligentes, rastreador fitness e mais. Devido ao suporte do Olisto com uma grande variedade de serviços, é possível adicionar "triggs" criativos como, por exemplo, trancar a porta da cozinha quando a pessoa não praticar exercícios o suficiente antes das 19h.

É interessante notar a capacidade de se criar botões "now" (agora) para executar "triggs". Exemplo: Ao pressionar um único botão virtual ao chegar em sua casa, é possível abrir as persianas, acender as luzes e ligar a música na caixa de som. Entretanto, há a desvantagem da necessidade de se criar tudo manualmente, pois cada botão deverá ser configurado com especificações exatas do que se quer que aconteça.

Considerando a forma como os comandos são criados, o Olisto pode não ser para todos, a não ser que você contrate alguém para isso. Entretanto, caso você goste de tecnologia e queira criar algumas automações em sua casa, o aplicativo é bem interessante de se experimentar. É possível também criar rotinas ainda mais complexas utilizando o IFTT em conjunto, porém o suporte a serviços é menor. Note que não há um widget para colocar na tela inicial, mas é possível ativar uma notificação persistente para facilitar.

iHaus

Embora de início o iHaus não seja um aplicativo tão atraente, ele tem sua utilidade. Não há a necessidade de muitos passos para permitir que o app se conecta aos dispositivos baseados na IoT e não precisa fazer login em serviços de terceiros. Você pode conectar, por exemplo, as luzes Philips Hue e o robô aspirador Roomba com um único toque.

Captura de tela do app iHaus.
Captura de tela do app iHaus.

O iHaus é capaz de localizar automaticamente os dispositivos que estão conectados à rede Wi-Fi. Entretanto, os smart plugs e as caixas de som inteligentes podem não ser suportados.

A plataforma é como se fosse um painel de controle para dispositivos inteligentes, ao contrário do Olisto. Com o iHaus, é possível controlar caixas de som, luzes, plugs, utensílios de cozinha, travas, termostatos e mais. É interessante notar que o app é mais fácil de usar que o Google Home, pois basta um toque no ícone de um dispositivo para ativá-lo ou iniciá-lo. Com isso, é possível, por exemplo, acender todas as luzes de uma sala ao mesmo tempo ou alterar a cor delas em conjunto.

É possível criar rotinas para desligar os dispositivos inteligentes na casa através de um único botão. O usuário também pode ter scripts com gatilhos condicionais, embora eles não sejam tão efetivos na prática. Entretanto, isso irá depender do que você pretende fazer em sua casa e quais são as suas necessidades

Resumindo, o iHaus é um app funcional para aqueles que não se importam com a aparência e querem algo simples e fácil de utilizar.

Yonomi

Semelhante ao Olisto, o Yonomi foi desenvolvido para ajudar na automatização de casas inteligentes (smart homes). Entretanto, a diferença é que ele também pode funcionar como controle remoto para luzes e outros dispositivos. Sua configuração é fácil e a detecção de dispositivos é automática, desde que eles estejam conectados à rede Wi-Fi do local. Porém, a parte ruim é que não há suporte para grupos. Ou seja, só é possível controlar dispositivos de forma individual com ele.

Capturas de tela do app Yonomi.
Capturas de tela do app Yonomi.

O Yonomi pode ser útil para configurar rotinas, pois é possível adicionar diversas condições. Entretanto, infelizmente há uma falta de serviços com suporte à plataforma. Dito isto, é interessante que você confira quais serviços são suportados.

IFTTT

O favorito de muitos, o IFTT é muito flexível para a criação de comandos em uma casa inteligente (smart home). É possível utilizar vários smart plugs (plugues inteligentes) para controlar as luzes ao invés de precisar acessar vários aplicativos para desligá-las quando sair. Para isso, basta adicionar todos os plugs ao app e criar uma regra com base na localização. A eficiência desse app é tão grande que raramente irá precisar utilizar o aplicativo depois de configurar tudo.

Capturas de tela do app IFTT.
Capturas de tela do app IFTT.

De qualquer forma, embora seja possível utilizar o IFTT sem a necessidade de toda hora estar abrindo o app, a pessoa pode optar por controlar os dispositivos inteligentes através de seu celular através de widgets e botões "fazer". Entretanto, assim como no Olisto e no Google Home, será necessário criar regras manualmente. Porém, isto pode vir a ser útil para algumas ocasiões como a de acender ou apagar as luzes e certos momentos.

Caso você não tenha paciência para criar diversos botões de funcionalidades ou ações para diversos dispositivos, o IFTT pode ser uma boa alternativa. A plataforma possui uma grande variedade de serviços e permite que o administrador crie tarefas com alguns toques.

Home Remote

Com uma interface intuitiva e agradável, o Home Remote permite que o usuário organize seus dispositivos em grupos e cômodos. Seu desenvolvimento foi pensado para dar suporte a uma grande variedade de dispositivos, incluindo luzes, plugs, termostatos, TVs e caixas de som. Entretanto, quando se trata de serviços, sua abrangência não é tão grande. Exemplo: o app tem suporte ao Hue e ao LIFX, mas não há integração com o robô aspirador Roomba.

Capturas de tela do app Home Remote.
Capturas de tela do app Home Remote.

O app Home Remote é fácil de se utilizar e é personalizável, permitindo que você mude o nome dos dispositivos e altere seus ícones, caso queira.

Node Red and Hubitat

Caso esteja à procura de opções avançadas para seus dispositivos baseados em IoT para casas inteligentes (smart homes), considere experimentar o Node Red and Hubitat. Certamente essa plataforma não é adequada para usuários médios, pois há a necessidade de um hardware específico ou habilidades de programação. Entretanto, caso você possua estas habilidades, recomendo tentar usá-lo!

Capturas de tela da plataforma Node Red and Hubitat.
Capturas de tela da plataforma Node Red and Hubitat.

Se deseja transformar um celular ou um tablet barato em um controle remoto, o Node Red and Hubitat consegue agregar o controle de todos os seus dispositivos em uma única tela. Após configurar devidamente, é um sistema que entrega possibilita a criação de uma interface fácil e intuitiva para qualquer um utilizar.