O iFood é a primeira empresa da América autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a realizar entregas utilizando drones no Brasil. O anúncio foi feito no blog do iFood neste último final de semana, onde foi dito que foi liberada a utilização de drones para realizar entregas de comidas em um raio de até 3 Km.

De acordo com as informações, os drones do iFood poderão carregar cargas de até 2,5 Kg em diversos locais, incluindo centros urbanos. A Anac impôs que as viagens seguissem um protocolo mínimo de segurança para que nada de ruim aconteça. O responsável pela logística e inovação do iFood, Fernando Martins, diz:

É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas.

ANAC aprovando as operações com drones do iFood. Fonte: iFood
ANAC aprovando as operações com drones do iFood. Fonte: iFood

Como irá funcionar a entrega de comidas do iFood através de drones

Os drones farão somente uma parte do trajeto. A carga será levada até um local dedicado para o pouso de drones para que haja uma maior segurança. Em seguida, a carga é coletada por um entregador parceiro do iFood e levada até a porta do cliente.

Os testes com drones vem acontecendo desde 2020

Segundo informações da própria empresa (iFood), os testes para realizar entregas com drones vêm acontecendo desde o ano de 2020. A companhia diz que foi a primeira foodtech da América Latina a fazer entregas com drones. Todas as operações do iFood que utilizam drones são feitas pela Speedbird, que fornece profissionais preparados para guiar as aeronaves de forma segura.

Teste realizado em novembro de 2021 em Aracaju-SE. Fonte: iFood
Teste realizado em novembro de 2021 em Aracaju-SE. Fonte: iFood

Em 2020 foram realizadas mais de 300 entregas para mais de 20 restaurantes para ganhar o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave). No final de 2021 foi feito um trajeto entre duas cidades (Aracaju e Barra dos Coqueiros), onde o drone atravessou o rio Sergipe saindo do Shopping RioMar Aracaju, percorrendo 2,8Km até chegar ao destino. O tempo do trajeto foi de apenas 5 minutos e 20 segundos (por terra, demora normalmente de 25 a 55 minutos).