Recentemente um robô com expressões faciais humanas incrivelmente naturais ganhou a internet através de um vídeo postado no YouTube. Desenvolvido pela Engineered Arts, uma empresa britânica de desenvolvimento e fabricação de robôs humanóides, o Ameca é um robô com uma face que imita o rosto de um humano de maneira perfeita, podendo piscar os olhos, movimentar a boca, olhos e sobrancelhas.

Conheça a Ameca, um android humano com expressões faciais

No início do vídeo, nota-se que Ameca "acorda", demonstrando expressões de confusão ao abrir os olhos. Em seguida o robô humanoide começa a observar seu braço e suas mãos, como se fosse uma consciência de um humano do passado no corpo de um ciborgue. O vídeo é encerrado com Ameca tentando sorrir para a câmera que o está filmando.

Robô humanoide Ameca. Fonte: Engineered Arts
Robô humanoide Ameca. Fonte: Engineered Arts

Ameca ainda não sabe andar

Infelizmente a única função evoluída no robô humanoide Ameca é a sua expressão facial. Ele ainda não é capaz de caminhar ou fazer parkour como o robô Atlas da Boston Dynamics. Entretanto, a Engineered Arts tem planos futuros para dar a Ameca essa habilidade.

De acordo com a Engineered Arts, os recursos que envolvem inteligência artificial (IA) não são desenvolvidos pela empresa, deixando essa parte para terceiros. A companhia diz que apenas lida com corpos ultra-realistas.

Não está impressionado com Ameca? Conheça Mesmer

No final do ano passado, a Engineered Arts publicou um vídeo no YouTube demonstrando as capacidades de seu robô humanoide Mesmer. Este projeto já conta com a utilização de olhos, pele e cabelo extremamente semelhantes ao de um humano.

Ameca será exibido na CES 2022

Segundo a Engineered Art, haverá uma exibição de seu robô humanoide Ameca durante a CES 2022, que acontecerá em janeiro.