Chamado Astro, o robô foi projetado para ficar de olho em sua casa - e em você. O robô vem equipado com uma câmera periscópio e microfone, bem como uma tela sensível ao toque. Ele pode navegar de forma autônoma em sua casa para investigar problemas de segurança ou segui-lo enquanto você está em uma chamada de vídeo.

Como muitos dos outros dispositivos Echo da Amazon, Astro deve ser capaz de reproduzir música, vídeos e podcasts, definir temporizadores e responder perguntas via Alexa. Os clientes poderão desligar os microfones e câmeras, definir "zonas fora dos limites" em sua casa e ligar "não perturbe" para limitar o quanto o robô pode se mover.

Amazon lança o seu robô Astro que vigia a sua casa

O Astro vem equipado com a sua própria personalidade. Inclusive, ele dá gritos agradáveis, e tem olhos. Segundo os engenheiros da Amazon, a maioria dos robôs na cultura popular têm olhos, e é assim que os humanos se comunicam principalmente.

Ademais, os engenheiros afirmaram que Astro vai ser o primeiro robô da empresa, mas não o último. De acordo com Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon, "Em cinco a dez anos, acreditamos que todas as casas terão pelo menos um robô".

Astro vai custar US$ 1.000 e virá com um teste de seis meses da assinatura de segurança Protect Pro da Ring —posterior a isso, ela vai custar US$ 1.449,99, disse a Amazon. A empresa também disse que a Astro vai estar disponível apenas por convite e vai começar a enviar aos clientes dos EUA ainda em 2021.

Vale ressaltar, que a Amazon vem construindo o robô há pelo menos 4 anos, disse Limp durante a apresentação. Além disso, a empresa tinha mais de 800 funcionários trabalhando no projeto. E muitos deles, não acreditavam no potencial do projeto.

Funções

O robô vai poder, por exemplo, cuidar da casa enquanto o dono estiver fora de casa. Sendo assim, ele vai se movimentar pela casa de maneira autônoma, e vai poder mostrar uma visão ao vivo dos quartos, e dos cômodos, por meio de um app próprio.

Além disso, o Astro vai avisar o dono, se qualquer pessoa estranha se aproximar, ou ainda, invadir a casa. Ademais, o robô também vai enviar alertas ao dono, caso ele tenha deixado o fogão ligado. Bem como, avisar se tem todos os ingredientes na despensa para o jantar, enquanto o usuário está no mercado.

O produto vai ter funções como a Alexa Guard, a qual detecta o som de alarme de fumaça, alarme de monóxido de carbono, ou vidro quebrando. Ao detectar qualquer um desses evento, o robô envia uma mensagem para o celular do dono.

Por fim, outro uso citado pela Amazon é o cuidado com idosos. Em suma, os idosos vão poder pedir ao robô para definir lembretes e para se conectar com familiares. Além disso, quem estiver no comando do Astro, vai poder definir configurações para verificar se o idoso está ativo e bem durante o dia. O Astro também vai contar com a Alexa Together, um serviço que disponibiliza o acesso 24 horas e 7 dias por semana para os profissionais de emergência, como enfermeiros.