A Mercedes-Benz, conhecida desenvolvedora de automóveis, anunciou que irá oferecer a tecnologia Dolby Atmos para seus modelos de carros topo de linha. O projeto de som destes veículos será disponibilizado de forma opcional e utilizará o sistema "High-End" da Burmester, uma fabricante alemã de produtos de áudio de alta performance.

De acordo com a Mercedez, através de 31 alto-falantes, 2 amplificadores e 1750 watts de potência, será utilizada a tecnologia da Dolby Laboratories chamada Dolby Atmos Music. Desta forma, a empresa diz que o dono de seus carros, que contaram com este sistema de som, terá uma "clareza incomparável que corresponde à visão original do artista no estúdio".

Sobre o sistema de som automotivo da Burmester com Dolby Atmos

A Burmester, uma renomada fabricante alemã de produtos de áudio de alta performance, em parceria com a Mercedes-Benz, está trazendo para seus carros um novo nível de experiência sonora. Britta Seeger, Membro do Conselho de Administração da Daimler e da Mercedes-Benz, diz:

"Nossos clientes esperam, com razão, o mais alto nível de prazer musical em um veículo Mercedes-Benz. Portanto, a Mercedes-Benz é uma das primeiras marcas de automóveis de luxo do mundo a contar com a tecnologia inovadora Dolby Atmos. Com Dolby Atmos e o sistema de som Burmester, oferecemos aos nossos clientes uma experiência musical emocionante no veículo que é quase como um concerto ao vivo. Tenho certeza de que os clientes ficarão maravilhados."

Banner da Mercedes-Benz anunciado o sistema de som com suporte a Dolby Atmos para seus carros. Fonte: Mercedes

O sistema de som "High-End" da Burmester virá nos carros Maybach e S-Class da Mercedes e contará com a seguinte configuração:

  • 31 alto-falantes, incluindo 6 alto-falantes, 4 alto-falantes próximos nos bancos dianteiros, um subwoofer de 18,5 litros
  • 8 transdutores de som (dois por assento)
  • 2 amplificadores
  • 1750 watts de potência

O que é o Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround desenvolvida pela empresa Dolby Laboratories. Ela faz com que os sistemas de som multicanal existentes tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.

A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes). Com o passar do tempo e a mudança da maneira como consumimos conteúdo, a Dolby Laboratories acabou vendo a necessidade de se criar uma tecnologia voltada para a utilização em dispositivos mobile, streaming e fones de ouvido, foi aí que surgiu o Dolby Atmos Music.

Imagem ilustrativa da tecnologia Dolby Atmos Music. Fonte: Dolby

O Dolby Atmos Music nada mais é do que a utilização dos mesmos princípios do Dolby Atmos, mas levando em conta os serviços de streaming de música e os meios pelo qual o usuário irá ouvir, como os fones de ouvido ou soundbars. Ou seja, é uma tecnologia voltada para sistemas de som que não se utilizam do multicanal, virtualizando o som surround, para que seja reproduzido por dois canais (som estéreo). O objetivo é criar a simulação de um palco sonoro esférico amplo, onde os sons dos instrumentos e vozes serão emitidos de locais específicos e facilmente detectáveis, seja através de fones de ouvido ou caixas de som.

Lançamento e disponibilidade

Os carros Mercedes-Benz, Maybach e S-Class, com sistema de som Dolby Atmos irão chegar no verão norte-americano, que ocorre entre 21 de junho até o dia 22 de setembro.