Com o lançamento do iOS 15 no início desta semana, a Apple trouxe, conforme havia anunciado durante o WWDC 2021, o Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça). Trata-se do principal diferencial do "Audio Espacial", uma solução da Apple para trazer uma maior imersão para os usuários durante a reprodução de músicas (Apple Music) e vídeos. Agora, ao utilizar os AirPods Pro ou os AirPods Max, haverá uma fixação virtual da fonte do áudio (tela do dispositivo no caso), passando uma sensação maior de largura, altura e profundidade durante a apresentação dos sons, além de um posicionamento mais definido dos instrumentos.

Com o rastreamento dinâmico da cabeça feito pelo Audio Espacial da Apple, é criado um espaço virtual onde a cabeça do ouvinte está no centro e a tela logo a frente dos olhos, aplicando filtros de áudio direcionais quando há o movimento da cabeça para os lados ou para cima.

Como o Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça) funciona?

Ao movimentar a cabeça, o ouvinte perceberá que os sons irão alterar com o movimento, ficando mais nítidos de um lado do que de outro, além de mudar a posição dos instrumentos e vozes. Dessa forma, o usuário tem uma impressão mais realista de que o som realmente está saindo da tela do iPhone ou iPad, não importando se o pescoço está virado para o lado ou não.

Imagem ilustrativa do Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça) . Fonte: Dolby
Imagem ilustrativa do Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça) . Fonte: Dolby

Quais fones de ouvido possuem suporte ao Audio Espacial com Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça)?

Segundo a Apple, somente os AirPods Pro e os AirPods Max tem suporte ao Audio Espacial com Dynamic head tracking (rastreamento dinâmico da cabeça). Porém, os outros AirPods e os fones de ouvido Beats dão suporte automático ao Dolby Atmos. Para saber mais sobre as diferenças entre o Áudio espacial e o Dolby Atmos, acesse o nosso artigo aqui.