Finalmente a Netflix começou a disponibilizar o suporte ao Audio Espacial para seu aplicativo no iOS. A informação veio através do site 9to5Mac, onde é dito que em uma postagem feita no Reddit um porta-voz da Netflix informou que a empresa começou recentemente a implementar o novo recurso para os usuários do iPhone e do iPad.

Segundo as informações, para que se tenha acesso ao Audio Espacial no app da Netflix, é necessário que o iPhone ou iPad tenha o iOS 14/iPadOS 14 instalado. Para ativar a funcionalidade, basta ir ao Centro de Controle.

Como funciona o Audio Espacial

O Audio Espacial, desenvolvido pela Apple, nada mais é do que a tentativa de recriar a experiência que temos ao assistir a filmes no cinema. O Audio Espacial utiliza diversos sensores como os acelerômetros e giroscópios tanto do dispositivo (celular ou tablet) quanto dos fones de ouvido para rastrear os movimentos da cabeça do usuário. Dessa forma, o sistema cria um espaço virtual onde a cabeça do ouvinte está no centro e a tela logo a frente dos olhos, aplicando filtros de áudio direcionais quando há o movimento da cabeça para os lados ou para cima.

Imagem ilustrativa do Audio Espacial. Fonte: Apple
Imagem ilustrativa do Audio Espacial. Fonte: Apple

Ao movimentar a cabeça, o ouvinte perceberá que os sons irão alterar com o movimento, ficando mais nítidos de um lado do que de outro, além de mudar a posição dos instrumentos e vozes. Dessa forma, o usuário tem uma impressão mais realista de que o som realmente está saindo da tela do iPhone ou iPad, não importando se o pescoço está virado para o lado ou não.

Lançamento e disponibilidade

Entretanto, é importante lembrar que a novidade está sendo disponibilizada em ondas, então pode ser que você ainda não tenha acesso por agora.