Como foi relatado no início deste mês, ao minerar Chia, você pode reduzir de forma drástica a vida útil de um SSD. Devido a este fato, a empresa responsável pela criação da criptomoeda publicou no início desta semana em seu blog um comunicado para os mineradores dizendo para eles "pararem de minerar em SSDs residenciais ou não reclamarem da durabilidade destas unidades de armazenamento."

O VP de desenvolvimento de negócios de armazenamento da Chia Network, Jonmichael Hands, diz:

"A equipe de Chia e a comunidade defendem o uso de SSDs de classe de data center (empresariais) ou unidades de armazenamento residenciais de alta tecnologia e com alta resistência TBW para o processo de plotagem. Se um usuário comprar um SSD de data center de alta resistência, ele poderá utilizá-lo por até 10 anos antes de desgastar o dispositivo durante o processo de plotagem."

De acordo com Jonmichael, os SSDs desenvolvidos para uso residencial foram projetados para trabalhar com tarefas menos intensas, por isso a vida útil de unidades desta categoria dura pouco mais de um mês (no caso de uma com capacidade de 512GB). Analisando a duração e o preço de SSDs residenciais, nota-se que não há um bom custo-benefício para o minerador. Além disso, essa prática acaba por causar uma grande escassez de unidades de armazenamento no mercado, deixando o público-alvo destes produtos sem boas opções de compra ou até impedidas de adquirir.

CEO da Chia Network se pronuncia no Twitter sobre a pratica

Na publicação, Jonmichael chegou a citar um tweet do fundador da empresa, Bram Cohen, onde é dito:

"Não minere com o SSDs residenciais! Ou, pelo menos, faça um pouco de mineração com cada SSD residencial."

Embora a mensagem seja clara, a Chia Network não pode fazer muita coisa para tornar a mineração da criptomoeda menos intensa. Só nos resta esperar que haja um pouco de consciência de pelo menos uma parcela de mineradores de Chia.

O que achou da campanha que a Chia Network está promovendo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!