Minerar criptomoedas Chia em SSDs de uso residencial com baixa capacidade pode ser fatal segundo relatório. A informação vem do site notebookcheck, onde diz que um SSD de 512GB supostamente duraria apenas 40 dias antes de ultrapassar o seu limite de TWS (terabytes gravados). Ao mesmo tempo, estimou-se que um SSD de 1TB duraria 80 dias.

O que é a Chia?

Trata-se de uma nova criptomoeda que funciona diferente de qualquer outra existente no mercado. Enquanto outras criptomoedas utilizam processadores ou placas de vídeo, a nova moeda é alocada nas unidades de armazenamento das máquinas.

O Bitcoin é baseado na prova de trabalho (proof of work), enquanto a Chia utiliza um modelo de espaço e tempo (proof of time and space). Seu desenvolvimento foi pensado para ser uma moeda ecológica. A ideia por traz da utilização de HDDs e SSDs é o fato de que eles utilizam muito menos energia que processadores e placas de vídeo, além de serem mais fáceis de se encontrar e mais baratos.

O que a mineração da criptomoeda Chia pode causar em unidades de armazenamento (SSDs e HDDs) de baixa capacidade?

Ao utilizar um SSD desenvolvido para uso residencial, ele não terá uma capacidade tão grande de gravação (TBW ou terabytes gravados). O TBW diz quantos dados a unidade de armazenamento pode gravados até que ocorra a falha. De acordo com o site Mydrivers, um SSD de 512GB duraria somente 40 dias antes de morrer, enquanto um SSD de 1TB duraria o dobro.

Entretanto, é mencionado pelo notebookcheck que a nova linha de SSDs NVMe do TeamGroup pode apresentar um desempenho um pouco melhor, pois o TBW destes é até 10 vezes maior do que outros SSDs disponíveis no mercado.

Resumindo, prepare o seu bolso caso queira ganhar dinheiro com a criptomoeda Chia, pois isso poderá danificar a sua unidade de armazenamento.

Por que comprar uma unidade de armazenamento com alta capacidade?

O principal motivo para comprar unidades de armazenamento de alta capacidade é a maneira como a Chia funciona. A criptomoeda utiliza clusters de 100GB no HDD ou SSD chamados de plots. Quanto mais espaço tiver, maior a chance de minerar Chia devido ao número de plots. De acordo com a calculadora de Chia, 1TB de espaço pode armazenar até 10 plots.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!