No início desta semana a Qualcomm anunciou que está fazendo uma parceria com a Microsoft para criar um kit de desenvolvedor utilizando um processador baseado na arquitetura ARM em conjunto com o sistema operacional Windows. O PC que está sendo desenvolvido lembra um Intel NUC e será vendido através do site Microsoft Store em breve. A ideia por trás deste projeto é oferecer uma alternativa mais acessível como forma de incentivo para desenvolvedores criarem aplicativos ARM64 para PCs baseados em chipsets Snapdragon.

Até agora, para conseguir desenvolver apps ARM64 para computadores com chips Snapdragon, os desenvolvedores foram "obrigados" a comprar o Surface Pro X para conseguir testar devidamente os aplicativos ARM64 no Windows. Para você ter uma ideia, nos EUA o Surface Pro X é vendido a partir de US$999.

Surface Pro X. Fonte: Amelia Holowaty Krales / The Verge
Surface Pro X. Fonte: Amelia Holowaty Krales / The Verge

O diretor sênior de gerenciamento de produto da Qualcomm, Miguel Nunes, diz:

"Este kit de desenvolvedor oferece uma alternativa acessível a outros dispositivos de consumo e comerciais. Com a configuração de desktop menor, este kit oferece aos desenvolvedores mais flexibilidade do que as opções de notebook e a um preço mais baixo."

Com o anúncio do kit de desenvolvimento, a Qualcomm revelou ao mesmo tempo a segunda geração de processadores Snapdragon 7c com arquitetura ARM. Estes processadores foram desenvolvidos para serem utilizados em PCs e Chromebooks com Windows e possui um clock maior que o original.

Benefícios trazidos pelo kit de desenvolvimento da Qualcomm e Microsoft

Com o kit para desenvolvedores da Qualcomm e Microsoft, ficará mais fácil de testar a nova emulação de apps x64 da Microsoft para Windows no processador ARM. Essa emulação foi feita para permitir que os usuários executem aplicativos de 64 bits que ainda não foram compilados para dispositivos baseados em ARM. A camada de emulação visa trazer diversos recursos de compatibilidade de apps para o Windows no ARM quando estiver disponível para os usuários finais.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!