A Qualcomm lançou seu processador Snapdragon 7c de segunda geração, que visa adicionar LTE integrado, estender a vida útil das baterias e ainda, trazer atualizações de câmera e áudio para PCs com Windows e Chromebooks básicos.

Além disso, a Qualcomm disse que está lançando o Snapdragon Developer Kit para PCs com Windows 10, que dará aos desenvolvedores a capacidade de otimizar aplicativos em sua plataforma.

"Temos o orgulho de ter uma história de criar ferramentas úteis para desenvolvedores em coordenação com a Microsoft, e o Snapdragon Developer Kit é o resultado mais recente dessa colaboração", disse Miguel Nunes, diretor sênior, gerenciamento de produtos, Qualcomm Technologies, Inc.

"Este kit de desenvolvedores fornece uma alternativa acessível para outros dispositivos de consumo e comerciais. Com uma pequena configuração de desktop, este kit oferece aos desenvolvedores mais flexibilidade do que as opções de notebook e a um preço mais baixo. Continuamos comprometidos em ajudar os desenvolvedores a atender às solicitações dos clientes, ao mesmo tempo em que reduzimos o custo geral de implantação", completou.

Notebooks com Snapdragon custarão menos e terão mais autonomia

Com o Snapdragon 7c, a Qualcomm espera habilitar recursos diferenciados e aumentar a autonomia de bateria para vários dias de uso em PCs na faixa dos US$300. Miguel Nunes, diretor sênior de gerenciamento de produto da Qualcomm, disse que o plano da empresa é estender o alcance da plataforma a começar pelos notebooks de entrada. Vale lembrar que a Qualcomm introduziu seu primeiro SoC para PCs no final de 2019.

Os primeiros dispositivos baseados no Snapdragon 7c Gen 2 chegarão até o início do terceiro trimestre. A Lenovo lançará novos dispositivos na plataforma Snapdragon 7c Gen 2 no final de 2021. O Snapdragon Developer Kit estará disponível na Microsoft Store nos próximos meses.

A Qualcomm, assim como a Samsung, está procurando trazer mais experiências semelhantes às dos smartphones para o mercado de PCs por meio dos notebooks. Os notebooks com tecnologia Qualcomm têm como objetivo estar sempre ligados e conectados de forma semelhante a um smartphone. Uma grande vantagem do Snapdragon 7c Gen 2 é que ele alternará entre redes Wi-Fi e celulares confiáveis.

A Qualcomm também empacotou seus sistemas em um módulo para tornar mais fácil para os fabricantes de PC integrarem o LTE. A abordagem "sempre conectada" permite a conectividade em casa e fora, bem como aplicativos para GPS e geo-fence (um perímetro virtual para uma área geográfica do mundo real). A Qualcomm permite o acesso à localização por meio do Snapdragon.

Processadores Qualcomm para notebooks e chromebooks
Processadores Qualcomm para notebooks e chromebooks

Recursos da próxima geração do Snapdragon 7c

A abordagem sempre ativa também permite que os administradores de TI gerenciem e protejam os dispositivos com mais regularidade. Outros recursos da próxima geração do Snapdragon 7c incluem:

  • Mais de 19 horas de vida útil da bateria de uso contínuo.
  • A quinta geração do Qualcomm AI Engine para oferecer suporte a segurança e reconhecimento de voz.
  • Som surround virtual com cancelamento de eco e supressão de ruído.
  • Uma câmera de 32 megapixels.
  • Suporte para Windows 10 Hypervisor e PCs Microsoft Secured-Core.

Neste mercado a Qualcomm ainda não é dominante, mas já está obtendo alguma simpatia de desenvolvedores para suporte de software. Por exemplo, a Microsoft está otimizando o Microsoft Edge, o Microsoft Teams e o Visual Studio Code para Snapdragon. A Zoom Video Communications também está otimizando sua plataforma de videoconferência para o Qualcomm Snapdragon.

A otimização do Zoom para Qualcomm Snapdragon significa que uma videoconferência com o aplicativo ou navegador com compartilhamento de tela pode durar mais de 7 horas com a bateria.

A aposta da Qualcomm é que sua capacidade de integrar IA, bateria estendida e recursos de câmera encontrados em smartphones atrairá os clientes, desenvolvedores e fornecedores de PC. Nunes disse que a Qualcomm espera aproveitar o ecossistema Arm para dispositivos móveis em PCs também.