Foi anunciado hoje pela Qualcomm seu novo modem 5G otimizado para IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), o Qualcomm 315 5G IoT. Trata-se de um chip projetado com foco em oferecer suporte ao ecossistema IoT na construção de dispositivos LTE (4G) e 5G para IoTs verticais. Desta forma, a empresa pretende acelerar a adoção do 5G na IoT e criar possibilidades para o 5G na indústria de IoT.

O modem Qualcomm 315 5G IoT foi desenvolvido pensando em aplicativos industriais e empresariais em mente. Dessa forma, o chip oferece um desempenho premium de classe gigabit, baixo consumo de energia e eficiência térmica. A empresa pretende atingir segmentos da indústria como, por exemplo, varejo, energia, automação e manufatura, agricultura de precisão, construção, mineração locais públicos e mais.

Devido a pegada reduzida do Qualcomm 315 5G e front-end de RF altamente integrado, este chip consegue fornecer uma solução compatível pino a pino com módulos atuais LTE legados. Desta forma, é possível atualizar as soluções existentes sem a alteração no hardware já existente, possibilitando uma boa transição do LTE para o 5G.

O vice-presidente sênior de produtos da Qualcomm, Jeffery Torrance, diz:

"A Qualcomm Technologies está continuamente otimizando e desenvolvendo tecnologias e modems líderes do setor, que vão desde as soluções NB-IoT mais eficientes em energia até novos produtos como o modem Qualcomm 315 5G IoT, desenvolvido especificamente para trazer recursos de conectividade 5G à IoT. Temos o prazer de apresentar nossa nova solução 5G IoT, que ajudará a estimular e dimensionar a indústria 5G IoT e possibilitar as transições necessárias para a Indústria 4.0. Esta solução ajudará a criar dispositivos de longa duração e promoverá o crescimento e a expansão na indústria 5G IoT, permitindo uma integração perfeita para clientes que utilizam gerações anteriores de conectividade."

Lançamento e disponibilidade

O modem Qualcomm 315 5G IoT tem previsão para lançamento no segundo semestre de 2021.