Fundada em 1996, a Internet Archive é uma associação sem fins lucrativos que tem como intuito proporcionar "acesso universal a todo conhecimento", assim como uma biblioteca tradicional, só que de forma digital. No final de 2019 o Internet Archive, em parceria com a Biblioteca Pública de Boston, digitalizou mais de 100 mil gravações de audio que estavam nos formatos de cilindros de cera e discos de vinil (LPs). Mas este não foi o único projeto envolvendo discos de vinil, desde 2016, em parceria com o George Blood LP, o Internet Archive vem digitalizando vários LPs e foi a partir daí que surgiu uma nova técnica que utiliza quatro capsulas fonocaptoras (phono cartridge) para fazer a leitura e digitalização.

Como é feita a digitalização de discos de Vinil

Antes de iniciar a leitura dos discos de Vinil, cada LP é registrado com um código de barras para adicionar ao banco de dados do Internet Archive cada álbum que será digitalizado. Em seguida, os discos de Vinil são colocados em um sistema de máquinas para limpá-los, onde é aplicado borrifando spray de água destilada na superfície dos LPs utilizando uma bisnaga de bico fino.

A água serve para tirar a poeira e sujeira da superfície dos discos e após conseguir fazer com que os resíduos saiam do vinil através de ferramentas mostradas no vídeo abaixo, são utilizados "vacuum arms" (braços de vácuo) para sugar toda a água e partículas indesejáveis das ranhuras.

Depois que os discos de Vinil estiverem lipos, o próximo passo é fotografar os discos e encartes. Além disso, os arquivos das fotos são anexados a uma ficha onde são colocadas todas as informações acerca do álbum que foi digitalizado.

Imagens de discos de Vinil que foram digitalizados. Fonte: Internet Archive (Twitter)
Imagens de discos de Vinil que foram digitalizados. Fonte: Internet Archive (Twitter)

É possível ouvir os LPs digitalizados?

Sim, o Internet Archive, em parceria com a George Blood, criou o "The Great 78 project", disponibilizando em seu site 255 mil LPs, onde há mais de meio século de gravações (1989 a 1950) advindas de LPs 78 rpm. Acesse aqui.