Embora muitos possam achar que as antigas formas de mídia possam estar ultrapassadas, elas ainda têm seu valor e apreço por muitos. Existe uma instituição sem fins lucrativos que desde 1996 tem como objetivo arquivar a internet, o Internet Archive. A associação sem fins lucrativos tem como intuito proporcionar "acesso universal a todo conhecimento", assim como uma biblioteca tradicional, só que de forma digital.

O Internet Archive, no início deste ano, em parceria com a Biblioteca Pública de Boston, começou a digitalizar uma coleção de mais de 100 mil gravações de áudio que estão em formatos como cilindros de cera, 78rpm e discos de vinil (LPs). De acordo com o diretor de projetos especiais do Internet Archive, CR Saikley:

"O LP foi nosso principal meio musical por mais de uma geração. De Elvis, aos Beatles e ao Clash, o LP foi testemunha do nascimento de Rock & Roll e Punk Rock. Foi parte integrante de nossa cultura das décadas de 1950 a 1980 e é importante preservarmos para as gerações futuras."

De acordo com o Blog do site, muitos dos arquivos de áudio da Biblioteca Pública de Boston nunca foram ripados para formato digital. Para evitar que as obras musicais desapareçam, o Internet Archive está digitalizando todas as mídias que estão em risco para que futuramente elas possam ser apreciadas.

Antes do LP ser ripado, há o escaneamento da arte da capa em alta resolução, do próprio disco e de qualquer acessório que acompanhe o disco. São registrados também os dados do álbum como, por exemplo, o ano, a gravadora, a lista de faixas, os compositores, os músicos, etc.

Capa do disco de Vinil digitalizada e ampliada para mostrar a resolução. Fonte: blog.archive.org
Capa do disco de Vinil digitalizada e ampliada para mostrar a resolução. Fonte: blog.archive.org

Depois de realizar a catalogação dos discos de vinil, eles são digitalizados. Para isso o Internet Archive fez uma parceria com a Innodata Knowledge Services, organização que trabalha com machine learning e conversão de formatos digitais. Um funcionário da empresa parceira digitaliza 12 LPs por vez. Como o processo para digitalizar o Long Play é em tempo real, é preciso em média 20 minutos para gravar um lado do disco, obtendo assim uma eficiência de 10 Vinis convertidos por hora, utilizando 12 leitores de LPs.

Leitores de disco de Vinil realizando a digitalização do áudio. Fonte: blog.archive.org
Leitores de disco de Vinil realizando a digitalização do áudio. Fonte: blog.archive.org

Os arquivos gravados a partir dos discos de Vinil são convertidos para o formato FLAC, que precisa ser cortado para que a pessoa possa ouvir mais facilmente a faixa desejada. Para fazer o corte, são utilizados dois algoritmos, onde o primeiro analisa os espaços nos sulcos do disco, que geralmente coincidem com os espaços entre as músicas, e o segundo que "escuta" o arquivo de áudio e detecta espaços silenciosos entre as músicas. Com a utilização destes algoritmos, há um corte com 80% de precisão, porem há alguns arquivos de áudio mais complexos para serem cortados, onde há palmas entre os intervalos das músicas, e por conta destes casos há uma verificação manual dos arquivos antes de serem adicionados ao banco de dados online.

Existem no momento aproximadamente 900 LPs advindos da Biblioteca Pública de Boston no site do Internet Archive. O trabalho ainda está em andamento de acordo com o Blog do site, e de acordo com a organização sem fins lucrativos, ainda há 285 mil discos de Vinil doados por pessoas. Acesse os arquivos dos LPs aqui.

Observação: Muitos álbuns podem ser ouvidos de forma integral, porem alguns deles só é possível ouvir trechos de 30 segundos devido a direitos autorais.

O que você achou da iniciativa do Internet Archive? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: mymodernmet, blog.archive