O projeto 6G da China está oficialmente em andamento, mas a narrativa sensacionalista sobre os EUA ficarem para trás está longe de ser real. Contudo o status atual do 5G de cada país não tem nada a ver com o 6G.

O último satélite que a China lançou recentemente em órbita ao lado de uma dúzia de outros se destina a testar tecnologias 6G em potencial. A palavra-chave aqui é "potencial" porque a sexta geração de redes móveis nem mesmo é um conceito concreto no momento.

Quanto às especificidades deste desenvolvimento, a configuração Star Era-12 aproveita as bandas de frequência tão altas que o espaço é o único lugar para testá-las de forma confiável, logo, apesar de impressionante, parece que ainda não atenderá nós terráqueos.

6G pode ser 100 vezes mais rápido que o 5G

O 5G é atualmente 20 vezes mais rápido que o 4G

Claro que muita coisa pode acontecer a partir de agora até que a definição do 6G seja estabelecida. É impossível até mesmo especular sobre. E, certamente é muito cedo para afirmar que existe algum país liderando essa corrida. Além disso, a China não é a primeira a testar bandas de espectro ainda mais altas como caminhos 6G potenciais.

Um grupo de cientistas de Singapura já fez o mesmo no início de 2020. Na verdade, eles foram indiscutivelmente mais bem-sucedidos em entregar uma prova de conceito 6G, pois eles fizeram isso aqui mesmo na Terra.

O que significa que toda esta história se resume instigar a rixa que temos acompanhado entre EUA e China. E se você está ansioso pelo 6G, pode parar por aí, vamos torcer para que o 5G chegue primeiro ao mercado brasileiro para uso massivo, depois nos preocupamos com isso, por hora, vamos deixar essa briga para os EUA e a China.

Nesse ínterim, as implantações globais de 5G desaceleraram e isso de fato pode prejudicar o Brasil que, até o momento, não definiu nem data para o leilão de bandas de rede para o uso da nova tecnologia de conectividade (Culpa de Trump). Isso sim é uma preocupação muito mais imediata não só para nós aqui no Brasil, mas como também para praticamente todo o planeta.