CEO da Tesla, Elon Musk, finalmente dará mais detalhes sobre seu chip cerebral, Neuralink, na sexta-feira, 28 de agosto. Musk anunciou em um tweet na quarta-feira (26) que haverá um webcast ao vivo do último dispositivo Neuralink em funcionamento às 15h PT de sexta-feira (28).

Musk disse que o webcast apresentaria o V2, a segunda versão da máquina que seria usada para inserir os implantes diretamente no cérebro. Ele também disse que a empresa ainda está longe de aperfeiçoar o processo do tipo Lasik para inserir o chip do cérebro, mas que "pode ​​chegar bem perto em alguns anos".

A missão do Neuralink é ajudar a tratar distúrbios cerebrais, preservar e aprimorar os cérebros humanos e, eventualmente, fundir os humanos com a inteligência artificial inserindo um chip no cérebro humano. De acordo com Musk, aqueles que forem corajosos o suficiente para colocar voluntariamente um chip em seus cérebros passariam por um processo semelhante à cirurgia ocular a laser.

Ele também já havia confirmado que o chip seria capaz de controlar os níveis de hormônio, o que poderia ajudar no alívio da ansiedade, entre outras coisas.

A empresa não falou muito sobre seus planos oficiais e progresso desde o verão passado, mas em julho, Musk disse que a tecnologia de chip cerebral da Neuralink permitiria às pessoas transmitir música para seus cérebros sem esforço.

Embora empolgantes em termos de progresso tecnológico, os chips cerebrais de Neuralink foram comparados a um episódio do Black Mirror da vida real e trazem preocupações sobre a ética e privacidade, colocando em pauta até onde é seguro implantarmos tecnologia em seres humanos.