Nova tecnologia pode converter água salgada em potável em minutos

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas australianos pode converter água salgada em potável usando compostos de estrutura orgânica de metal (ou MOFs) junto com a luz do sol para purificar a água em apenas meia hora.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma tecnologia que pode converter água salgada do mar em água potável tem o potencial de transformar milhões de vidas em todo o mundo, razão pela qual tantos cientistas estão ocupados trabalhando em projetos para fazer exatamente isso.

Agora, uma novidade desenvolvida por cientistas na Austrália pode ser a mais promissora tecnologia do tipo até o momento, com os pesquisadores usando compostos de estrutura orgânica de metal (ou MOFs) junto com a luz do sol para purificar a água em apenas meia hora, usando um processo que é mais eficiente do que o existente técnicas.

É barato, é estável, é reutilizável e produz água que atende aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dessalinização. Cerca de 139,5 litros (quase 37 galões) de água limpa podem ser produzidos por dia a partir de um quilograma (2,2 libras) de material MOF, com base em testes iniciais.

Após apenas quatro minutos de exposição à luz solar, o material libera todos os íons de sal que foi absorvido da água e está pronto para ser usado novamente. Embora não seja de forma alguma a primeira pesquisa a propor a ideia de usar uma membrana MOF para limpar o sal da água do mar e água salgada, essas descobertas e o material PSP-MIL-53 por trás delas darão aos cientistas muito mais opções para explorar .

Os MOFs em geral são materiais muito porosos - apenas uma colher de chá do material quando comprimido pode ser aberta para cobrir uma área do tamanho de um campo de futebol - e este novo sistema poderia ser instalado em canos e outros sistemas de água para produzir água potável .

Novas soluções não podem vir rápido o suficiente - de acordo com a OMS, globalmente cerca de 785 milhões de pessoas carecem de uma fonte limpa de água potável a meia hora de caminhada de onde vivem. À medida que a crise climática se instala, esse problema está piorando.

Com a água salgada representando cerca de 97% da água do planeta, esse é um vasto recurso inexplorado de água potável, se soluções como o PSP-MIL-53 puderem ser encontradas para torná-lo adequado e seguro para uso humano.

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Brasil cria rede nacional de inovação em IA (inteligência artificial)
Tecnologia

Brasil cria rede nacional de inovação em IA (inteligência artificial)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) criam rede nacional de inovação em inteligência artificial (IA). Confira!

Tecnologia

"Chips cerebrais" de Elon Musk receberão uma demonstração nesta sexta-feira (28)

Essa tecnologia permitiria o monitoramento do cérebro humano e, posteriormente, até mesmo o controle hormonal e de ansiedade.