Uma nova estrela anã foi descoberta por uma equipe de cientistas liderada por um brasileiro, Raimundo Lopes de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Observatório Nacional (ON). A estrela em questão precisa de apenas 29,6 segundos para completar um giro ao redor de si, ou seja, o "dia" que conhecemos aqui na Terra com 24 horas possui somente 29,6 segundos nesse planeta. Esse é tempo de rotação mais curto já identificado até hoje.

A estrela descoberta é extremamente densa, com uma massa parecida com a do Sol, mas o tamanho da Terra. Há uma estrela vizinha um pouco maior, formando juntas o sistema binário CTCVJ2056-3014. Essa descoberta e resultados da pesquisa do grupo do cientista brasileiro foi publicada na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

A equipe, além de Raimundo, é formada por Cláudia Vilega Rodrigues, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Albert Bruch, do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Alexandre Soares de Oliveira, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap); e Koji Mukai, da Nasa (a agência espacial norte-americana) e da Universidade de Maryland Baltimore County, nos Estados Unidos.

Raimundo Lopes de Oliveira disse à Agência Brasil que "Essa estrela gira a uma velocidade próxima a 5 milhões km/h". Se levarmos em consideração a velocidade de rotação da Terra como fator de comparação, nosso planeta se move a 1.670 quilômetros por hora (km/h).

"Enquanto a Terra dá um giro completo em 24 horas, que é o que chamamos de dia, essa estrela dá quase 3000 giros",

Essa rotação extremamente rápida é rara, geralmente estrelas desse tipo levam de minutos a horas de rotação. Mas, para além dessa característica curiosa, a estrela anã não possui mais nada de inédito. Ainda assim, a descoberta é muito relevante para o estudo extremo da física e coloca profissionais brasileiros em destaque na comunidade científica global.