Asteroide para a somente 3 mil quilômetros de distância da Terra batendo recorde de proximidade

Um asteroide com entre 3 e 6 metros de diâmetro passou muito perto da Terra, se tornando o mais próximo que um corpo assim passou do planeta sem entrar na atmosfera.

imagem: ZTF/Caltech Optical Observatories.

O asteróide recém-descoberto ZTF0DxQ, agora oficialmente rotulado como 2020 QG. passou cerca de 2.900 km da superfície da Terra no domingo, 16 de agosto de 2020. Ele estava se movendo a uma velocidade de cerca de 12,4 km por segundo. Como se aproximou da Terra na direção do Sol, ele passou por nós sem ser visto na madrugada de domingo, as 01:08 am. Os astrônomos não o detectaram até seis horas depois. Este objeto agora detém o recorde entre os asteróides conhecidos por se tornar o asteroide que atingiu a maior proximidade da Terra sem entrar na atmosfera.

As estimativas de tamanho para objetos desse tipo são baseadas no brilho observado do objeto visto da Terra. O 2020 QG é pensado para ter cerca de 3 a 6 metros de diâmetro. Isso contrasta com os maiores asteróides, que têm centenas de quilômetros de diâmetro.

Por outro lado, se um asteróide do tamanho de 2020 QG entrar em nossa atmosfera (e de fato eles entram, várias vezes por ano, de acordo com a NASA), a explosão de ar que ele cria seria muito alta na atmosfera da Terra para causar danos ao solo . Além do mais, um asteróide de 6 metros vaporizaria completamente em sua queda através da atmosfera ou cairia como um pequeno remanescente de seu antigo eu, como um meteorito na superfície da Terra ou no oceano .

Portanto, nunca houve perigo real de perigo. Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, disse em um comunicado da NASA:

"É muito legal ver um pequeno asteróide se aproximando assim, porque podemos ver a gravidade da Terra drasticamente dobrar sua trajetória. Nossos cálculos mostram que este asteróide foi girado cerca de 45 graus ao passar por nosso planeta."

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Estudantes de 14 anos descobrem um asteroide em rota lenta para a Terra

Estudantes de 14 anos descobrem um asteroide em rota lenta para a Terra

Duas estudantes indianas descobriram que um asteroide que hoje está próximo de Marte pode entrar na órbita terrestre em cerca de 1 milhão de anos.

Segundo a NASA, asteroide quase do tamanho do Monte Everest passará pela Terra em abril
Tecnologia

Confira o que ocorrerá no final de abril quando um asteroide quase do tamanho do Monte Everest passar pelo planeta Terra.

Grande asteróide pode voar pela Terra na próxima semana: Eis o que você precisa saber

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximo à Terra da NASA (CNEOS), o asteróide deve estrear em 20 de dezembro às 10h17 EST.