A Terra está prestes a ficar cara a cara com um grande asteróide na próxima semana, chamado 216258 (2006 WH1).

Visto pela primeira vez em 2006 pelo Observatório La Sagra, o asteróide voará pela Terra em 20 de dezembro às 10h17 EST, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximo à Terra (CNEOS) da NASA.

O asteróide foi classificado como um asteróide potencialmente perigoso (PHA), o que significa que é capaz de se aproximar da Terra a uma distância perigosamente próxima.

O CNEOS da NASA diz que o asteróide 216258 (2006 WH1) segue uma órbita que se cruza diretamente com o caminho do planeta.

Atualmente, está se movendo em direção à Terra a 42.000 quilômetros por hora e é significativamente mais alto que a Willis Tower em Chicago ou o Empire State Building em Nova York.

O asteróide tem um diâmetro de 1.772 pés, relata o IBTimes. Devido ao seu tamanho maciço e sua órbita que se cruza, o asteróide foi classificado como um PHA e, se atingir o planeta, poderá potencialmente destruir várias cidades.

Na sua aproximação mais próxima deste ano, o asteróide terá cerca de 0,03904 unidades astronômicas ou cerca de 5,8 milhões de quilômetros do centro do planeta, revela o CNEOS .

Em sua página do PHA , a NASA explica: "Asteroides potencialmente perigosos (PHAs) são atualmente definidos com base em parâmetros que medem o potencial do asteróide para fazer aproximações ameaçadoras à Terra. Especificamente, todos os asteróides com uma distância mínima de interseção da órbita (MOID) de 0,05 au ou menos e uma magnitude absoluta (H) de 22,0 ou menos são considerados PHAs."

O asteróide 216258 (2006 WH1) tem uma órbita muito ampla e cobre muitos corpos cósmicos como Vênus, Mercúrio e até o Sol. Pertence à família de asteróides Apollos.