Mais um meteoro deve cruzar os céus terrestres em 2019, desta vez o chamado de 310442 (2000 CH59). 2019 está sendo um ano com um número acima da média de passagens de corpos celeste pelas redondezas do planeta, e para o final do ano agora teremos mais uma visita.

As informações são do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da NASA, que inclusive qualifica o corpo como potencialmente perigoso ao planeta. Trata-se de um asteroide que a um grupo chamado Aton. As órbitas destes objetos estelares cruzam-se ocasionalmente com a da Terra. O objeto tem cerca de 600 metros de largura, e devido à trajetória e velocidade que viaja, poderia destruir uma cidade inteira em um raro caso de colisão com a superfície terrestre.

Assim como informou o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, o 310442 (2000 CH59) voa pelo espaço a uma velocidade média de quase 40 000 quilômetros por hora. A data prevista de sua passagem mais próxima à Terra é no dia 26 de dezembro, e estima-se que passará a uma distância de 7,2 milhões de quilômetros do planeta, o que é consideravelmente perto em escala espacial.

A probabilidade de colisão é muito baixa e o histórico terrestre indica o mesmo. O último e raro caso de colisão aconteceu em Chelyabinsk, em 2013, na Rússia. O objeto entrou na atmosfera e se tornou uma bola de fogo que causou danos e deixou feridos, porém nada catastrófico.