O aplicativo de pedidos de comidas, iFood, teve recentemente uma boa notícia. Agora a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) está permitindo que a empresa realize no Brasil voos experimentais com drones. O objetivo do iFood é utilizar um modelo de entrega híbrido, diminuindo assim o tempo de entrega de algumas encomendas.

As operações com drones da iFood serão realizadas pelas empresas Speedbird e AL Drones. A previsão para o início dos testes é para o mês de outubro. Entretanto, neste momento os drones ainda não farão entregas em casas de clientes. Inicialmente os drones farão a primeira parte da rota de entregas e a última etapa do processo será feita por, por exemplo, uma moto ou bicicleta.

Os primeiros testes serão realizados na cidade de Campinas, município localizado no interior do estado de São Paulo. Será feito um trabalho de entrega através da praça de alimentação de um shopping e uma estrutura do iFood no mesmo local, onde a partir deste ponto serão realizados os pedidos em um raio de 400 metros. De acordo com a empresa, o percurso de entrega a pé normalmente demora cerca de 12 minutos e com o drone levará aproximadamente 2 minutos (a última parte será feita pelos entregadores).

O vice-presidente de Logistica do iFood, Roberto Gandolfo, diz:

"Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística."

Além do teste citado acima, também será feito uma segunda rota de 2,5Km de distância, indo do centro do iFood no shopping até um complexo de condomínios. Espera-se que o percurso seja realizado em apenas 4 minutos com o auxílio do drone (atualmente demora-se 10 minutos com os outros meios de transporte utilizados pela empresa).

O que você achou da iniciativa do iFood para tentar melhorar a agilidade de seu serviço nas entregas no país? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!