Recentemente a Sony anunciou um novo projetor profissional a laser SXRD para grandes aplicações de exibição. O VPL-GTZ380 faz parte da linha Pro-SXRD elite e possui resolução 4K nativa, brilho de 10000 lumens, contraste de 16000:1, gama ampla de cores DCI-P3 e suporte a HDR. Entretanto o seu preço não é para qualquer um.

A fabrição de projetores SXRD é feita pela Sony há quase 20 anos. O objetivo da empresa ao desenvolver estes aparelhos é obter a maior resolução, brilho e contraste em cada projeto. Segundo a Sony, o processador X1 Ultimate permite a utilização de recursos como o Dynamic HDR Enhancer e o HDR Remaster baseado em objetos, que proporciona um alcance dinâmico melhor e gera pretos mais profundos. Segundo o gerente de produtos de cinema em casa da Sony Professional, Christopher Mullins:

"Em poucos anos, nossa linha de projetores SXRD de 4K tornou-se o padrão do setor, com instalações em locais influentes de clientes em todo o mundo. A mais nova adição à família, o VPL-GTZ380, destaca-se em ambientes escuros e claros e é um resultado direto de informações que reunimos de clientes-chave em treinamento e simulação, bem como em locais de entretenimento, negócios, museus e planetários. Estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma nova solução que não apenas excede seus requisitos, mas promove a criatividade dos usuários, permitindo que eles tragam sua visão à vida com uma expressão de imagem incomparável.

Estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma nova solução que não apenas excede seus requisitos, mas promove a criatividade dos usuários, permitindo que eles tragam sua visão à vida com uma expressão de imagem incomparável."

Linha de projetores Sony 4K Pro SXRD. Fonte: Sony
Linha de projetores Sony 4K Pro SXRD. Fonte: Sony

O projetor Sony VPL-GTZ380 pesa 31Kg e gera em torno de 39dB quando está operando normalmente, devido ao seu sistema eficiente de resfriamento que otimiza o fluxo de ar. Segundo os desenvolvedores, é possível mantê-lo em operação 24h por dia, 7 dias por semana.

Ainda não há valores exatos para o projetor Sony VPL-GTZ380 4K, mas a empresa afirma que será em torno de US$80000, mais alcance (sem incluir a lente). De acordo com a companhia, os modelos de pré-produção serão demonstrados em outubro de 2020 e as vendas iniciarão aproximadamente em dezembro deste ano.