Recentemente uma equipe de pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) obteve sucesso em uma solução sem fio de comunicação bidirecional para utilização debaixo d'agua. Diariamente utilizamos conexões sem fio através de nossos celulares como o Bluetooth e o Wi-fi, porém é desafiador transmitir algo através da água. Manter uma alta velocidade de transmissão em meio a água pode ser muito útil para data center subaquáticos conectados a uma infraestrutura de rede na superfície.

O objetivo da equipe de pesquisa da KAUST foi utilizar componentes simples, mas que fossem eficazes para resolver o problema de transmissão sob a água. Para isso, foi utilizado, por exemplo, um Raspberry Pi (atuando como modem) que foi adaptado para converter o sinal sem fio padrão em uma transmissão via laser. O sinal transmitido chega a superfície e é captado por uma estação flutuante, onde o Raspberry Pi recebe a informação e converte as informações para transmiti-las via lasers azuis e verdes.

O sinal transmitido via laser, conforme foi dito acima, é transmitido em direção a água até chegar a um receptor ótico submerso. A velocidade de transmissão chega a 2,11Mbps a uma profundidade de 20 metros. A equipe de pesquisa conseguiu realizar uma videoconferência pelo Skype e realizar tanto download quanto upload de arquivos. Entretanto, o Raspberry Pi foi muito exigido e acabou queimando, resultando na decisão de trocá-lo por um modem ótico dedicado.

Um grande problema que existe ao utilizar uma rede de transmissão de dados sem fio subaquática é a variação ótica que pode ocorrer debaixo d’água devido as correntes marítimas. Para tentar solucionar esta barreira, os pesquisadores estão pensando em diversas opções, incluindo um sistema de dois lasers de potência diferente que traça o caminho para uma conexão de dados mais forte, podendo realizar o reajuste caso a conexão falhar. Outra opção também seria ampliar o receptor com diversos receptores (como as antenas MIMO fazem).

O que achou desta nova tecnologia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!