O Brasil sempre foi um aliados dos Estados Unidos, e o mais novo presidente Jair Bolsonaro fez questão de deixar claro que pretende manter a união entre os dois países. Segundo a Huawei, esta decisão pode acabar não sendo a melhor em relação a implantação da rede 5G no país.

Empresa diz que caso o Brasil ceda a pressão do país norte americano de deixar de utilizar tecnologia da empresa, a implantação da tecnologia deve não só sofrer grandes atrasos mas também acabará custando ainda mais.

Estados Unidos contra Huawei

A briga entre a empresa chinesa e o governo norte-americano já está acontecendo a cerca de 1 ano, e pelo que tudo indica não há sinais de que ela irá cessar tão cedo. Recentemente o comitê de Trump aumentou os esforços para impedir que a implementação de equipamento 5G da Huawei seja implementado na América Latina, inclusive fundos foram oferecidos para a compra de equipamentos de terceiro para instalação em território tupiniquim.

O diretor de Segurança de rede e soluções Marcelo Motta até fez comentários sobre as notícias e como isso afetaria o país que já enfrenta grandes dificuldades em todos os aspectos.

"Em lugares que equipamento da Huawei sofreram restrições, vimos preços subirem de duas a cinco vezes, muitas vezes fazendo negócios se tornarem inviáveis para os operadores."

Se tais restrições forem impostas em território nacional será necessário não só substituir e melhorar equipamentos de outras marcas que ainda não foram instalados mas também mudar instalações que já estão prontas e operacionais, assim aumentando custo para a implementação e refletindo no preço final do serviço para o consumidor.

Inclusive hoje a Claro anunciou a chegada de sua rede 5G ao país, e adivinhem qual a empresa que forneceu o equipamento? Isso mesmo, a Huawei. Imagine as complicações que seriam ter que remover todo o equipamento já instalado e operacional para trocar por outras marcas para poder cumprir as possíveis restrições.

Você concorda com o presidente Donald Trump de que a Huawei fornece informações diretas para o governo Chinês ou acredita que realmente não haja ligação entre ambos? Opinem nos comentários!