Recentemente a Microsoft anunciou que está lançando a versão pessoal de sua plataforma criada originalmente para empresas, a Microsoft Teams. Esta ação faz parte de um esforço amplo da empresa para se tornar relevante para os consumidores. O intuito disto não é competir com o iMessage, o Facebook Messenger, o Whatsapp ou outros apps de bate-papo dedicados, a ideia é simplesmente reposicionar os recursos que a plataforma já oferece para empresas para pessoas comuns que desejam fazer mais do que apenas conversas entre elas.

Com o lançamento inicial de previas para smartphones com sistema operacional Android e iOS, o Microsoft Teams para uso pessoal terá como funcionalidades coisas básicas como bate-papo por textos e videochamada, combinado com o Lists, os documentos, calendários e compartilhamento de local. Há também um ambiente para organizar eventos, listar locais, agendar tarefas, postar imagens, para que todos que participam do grupo possam ver. O objetivo da Microsoft é disponibilizar as melhores ferramentas do Microsoft Teams para o trabalho e torná-las relevantes para quando as pessoas estão em suas casas.

De acordo com o vice-presidente corporativo de pesquisa e dispositivos da Microsoft, Ben-Zur, o Microsoft Teams está sendo projetado para que:

"As pessoas que se encontram coordenando muitos eventos do tipo grupo. Tudo, desde mães ocupadas ... a pessoas que chefiam tropas de escoteiras, ligas de futebol de fantasia, pessoas que fazem clubes do livro, pessoas que dirigem grupos de defesa social. Pessoas que estão constantemente se encontrando em grupos tentando coordenar várias coisas em grupos."

Tela da versão para contas pessoais do Microsoft Teams, que anteriormente foi feito para empresas.
Tela da versão para contas pessoais do Microsoft Teams, que anteriormente foi feito para empresas.

Em breve as versões mobile do Microsoft Teams para Android e iOS serão atualizadas para aceitar que contas pessoais da Microsoft sejam aceitas no login do aplicativo. Será possível alternar com facilidade entre uma conta empresarial para uma conta pessoal.

Além das novidades citadas acima, os desenvolvedores do Microsoft Teams estão criando um recurso de segurança para o app que permitirá que grupos de pessoas consigam armazenar com facilidade informações como senha Wi-fi do local, informações de login da Netflix, entre outros dados uteis para o dia a dia. Os dados estarão protegidos através da autenticação de dois fatores e criptografia de ponta a ponta.

A novidade já começou a ser disponibilizada a partir de ontem e nas próximas semanas chegará para Android e iOS. A Microsoft planeja lançar mais recursos para a plataforma móvel em breve para depois expandir para as versões de desktop e web do Teams (a previsão de lançamento é para este ano ainda).

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!