Ontem (28) o Google anunciou que está atualizando sua janela de permissões das plataformas Docs, Drive e Sheets. O objetivo da empresa é que fique menos confusa a ação de compartilhar arquivos. Agora é possível distinguir claramente qual arquivo que está sendo compartilhado, quais pessoas ou grupos podem acessá-lo e quais ações podem ser realizadas por quem está recebendo o conteúdo.

Anteriormente a janela de compartilhamento agrupava as opções de enviar o arquivo para inserir um e-mail, utilizar um link compartilhável e para alterar as permissões (editar, somente ver). Com esta atualização, você decide com quem quer compartilhar e é exigido (obrigatório) um clique na janela de permissões, para que o usuário saiba e possa decidir como será feito a permissão de acesso ao arquivo de acordo com as pessoas e grupos que receberam o conteúdo.

Compartilhamento de arquivo. Fonte: Google
Compartilhamento de arquivo. Fonte: Google

De acordo com o Google, o objetivo da mudança na interface da janela de compartilhamento é tornar o processo menos confuso e evitar permissões acidentais, para que se evite acessos indesejados aos seus arquivos. Este problema tem sido uma preocupação cada vez maior, já que agora muitos estão em quarentena, devido ao Coronavirus, e precisam se utilizar do compartilhamento de arquivos para trabalhar remotamente no Home Office.

"Compartilhar arquivos é essencial para a colaboração. Isso é especialmente verdade agora, pois mais forças de trabalho são remotas e colaboram em arquivos de diferentes locais. Ao facilitar o compartilhamento de arquivos com pessoas específicas, esperamos melhorar a colaboração e reduzir o risco de acesso de usuários indesejados ", lê a publicação no blog da empresa. "Fizemos várias alterações na experiência de compartilhamento. Isso facilita a execução de tarefas comuns, evita alterações acidentais de permissão e vê rapidamente quem tem acesso a um arquivo."

Segundo a Google, a atualização será realizada de forma gradual, por "ondas", e demorará aproximadamente 2 semanas, a começar a partir do dia 28 de abril para os clientes do G Suite (empresas). Já para as contas padrão, a mudança começará a chegar no dia 26 de maio.

Artigos indicados: