De acordo com o site tomshardware, desde o início da campanha da rede Folding@Home, o número de novos voluntários já ultrapassa os 400 mil, um alimento de 1200% segundo o Folding@Home. O poder computacional bruto produzido pelos usuários que estão apoiando o projeto do Coronavírus já está em 470 PetaFLOPS. Para você ter uma ideia, este valor mencionado é duas vezes maior que o Summit, o supercomputador mais rápido do mundo, além de ser mais rápido que os sete supercomputadores mais rápidos do mundo somados.

Rede Folding@home obtém mais que o dobro de processamento que o Summit, supercomputador mais rápido do mundo

O feito da rede Folding@home é impressionante, chegando a ser duas vezes mais potente que os 149 PetaFLOPS do Summit. Há duas semanas, a organização responsável pelo supercomputador, a ORNL, disse que havia se juntado na luta contra o Coronavírus e encontrado 77 diferentes substâncias que poderiam ser úteis para combater o vírus. A máquina é possui 220800 núcleos de CPU, 18841600 de núcleos CUDA, 9,2PB de memória e 150PB de NVRAM / armazenamento misto para tarefa.

A equipe do Folding@Home chegou a publicar em seu Twitter um modelo 3D da proteína spike do Coronavirus (COVID-19), confira abaixo:

A computação distribuída foi uma ótima solução para desvendar diversos mistérios, além de gerar uma compilação estatística detalhada da contribuição dos usuários, possuir um grande número de usuários e a adição de pesquisas sobre Coronavírus, câncer, Alzheimer e Parkinson. Todos estes pontos levaram a um aumento cada vez maior de voluntários para dar suporte a pesquisas importantes.

Como participar do Folding@home

Para juntar-se a batalha, você só precisa fazer o download da aplicação Folding@home e seguir as instruções através deste link. O software irá conectar o seu computador a uma rede internacional que utiliza o poder de processamento de diversas máquinas para processar tarefas de cálculo massivas.

O que você achou deste projeto? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.