A Qualcomm anunciou um novo modem 5G, o Snapdragon X60. Esse modem permite a utilização dos dois modos de 5G (Sub-6 GHz e mmWave). Em teoria ele possui uma velocidade máxima de download de 7,5 Gbps e é construído sobre um processo de fabricação de 5nm.

Se isso soa como algo de um futuro distante, bem, é! A Qualcomm gosta de fazer anúncios com bastante antecedência. O modem X55 que já habita no interior de alguns smartphones do mercado foi anunciado em fevereiro de 2019, portanto, este modem X60 deve ser oficializado no evento da Qualcomm no final do ano e chegar aos dispositivos no início de 2021.

O nome completo desse chip é "Sistema de modem-RF Qualcomm Snapdragon X60 5G", o que significa que a Qualcomm deseja que você compre seu modem X60 e separadamente os módulos de antena de RF juntos, pois eles são projetados como um grande pacote.

Como o 5G mmWave tem características de sinal ruins (pode ser bloqueado por praticamente tudo, inclusive pela mão), os projetos da Qualcomm colocam vários módulos de antena mmWave em todo o corpo do dispositivo.

O modem X60 terá a capacidade de usar as bandas sub-6GHz e a mmWave 5G ao mesmo tempo.
O modem X60 terá a capacidade de usar as bandas sub-6GHz e a mmWave 5G ao mesmo tempo.

Emparelhado com o X60 está o novo módulo de antena QTM535 da Qualcomm, que a Qualcomm diz ser menor do que o atual QTM525, embora a empresa não diga o quanto menor ele realmente é.

A estratégia da Qualcomm de criar "sistemas de RF de modem" para o 5G, é algo que a União Europeia está investigando agora por questões antitruste. A UE está preocupada com o fato de a Qualcomm estar usando sua posição no mercado de modem 5G para tentar dominar o mercado de chips de RF, bloqueando concorrentes como Broadcom (que tentou comprar a Qualcomm), Skyworks e Qorvo.

As velocidades máximas teóricas do X60 de 7,5 Gbps para download e 3Gbps upload não são realmente mais rápidas que o X55, mas as redes 5G atuais não estão nem perto desse tipo de largura de banda.

A Qualcomm parece focada principalmente em diminuir seus componentes e, nessa área, o modem de 5nm seria uma atualização sobre o processo de fabricação de 7nm que a Qualcomm usa atualmente.

A Samsung ganhou um contrato para produzir esses modems e também pode dividir a a produção com a TSMC. Isso significa que provavelmente também é uma aposta segura que o carro-chefe da Qualcomm para 2021 será construído em um processo de 5nm, depois de passar duas gerações sendo criados a 7nm.

O 5G é dividido em dois trechos de espectro: o sub-6GHz 5G mais lento, porém de maior alcance, e o mmWave 5G, mais rápido, mas de menor alcance. O X60 introduz a capacidade de usar os dois sinais ao mesmo tempo, desde que você encontre algum lugar no planeta onde você terá acesso aos dois sinais.

O X60 também adiciona a capacidade de executar voz sobre o sinal 5G, uma adição que por si só pode preparar os dispositivos para abandonar o LTE e só usar o 5G, mas isso é papo para se ter daqui uns anos.

Como um modem independente, talvez a empresa esteja mirando na Apple, que segundo rumores estaria integrando modems Qualcomm 5G nos próximos iPhones. Agora é aguardar e esperar quando realmente a empresa lançará oficialmente o novo modem e qual será o primeiro smartphone a utilizá-lo.