Uma iniciativa da recém-criada Aliança de Transmissão Ponto a Ponto (PPTA), trará um sistema que tornará a transferência de arquivos entre fabricantes mais fácil e rápida.

Os usuários dos smartphones Vivo, OPPO e Xiaomi poderão transferir arquivos entre seus dispositivos sem precisar de nenhum aplicativo ou rede de dados de terceiros. Esse recurso de transferência sem fio já está disponível em smartphones Xiaomi executando o MIUI 11 com Mi Share.

O novo sistema será lançado nos novos smartphones Vivo e OPPO a partir de fevereiro de 2020. A Aliança de Transmissão Ponto a Ponto está aberta para receber outras fabricantes que tenham interesse em participar e expandir esse sistema no futuro.

Este sistema usa Bluetooth para emparelhamento e a tecnologia Wi-Fi P2P (ponto a ponto) ou Wi-Fi Direct para a transferência de dados. Caso você esteja se perguntando, uma conexão Wi-Fi P2P não interrompe a conexão Wi-Fi existente. Você poderá continuar usando o smartphone durante a transferência de arquivos. Dado móveis também não serão utilizados.

Essencialmente, este sistema foi projetado para funcionar como o recurso Airdrop da Apple. Ele suporta uma ampla variedade de arquivos, incluindo fotos, vídeos, músicas, documentos e muito mais.

A Aliança espera alcançar uma velocidade média de transferência de 20 Mbps com este novo sistema de transferência sem fio. O desenvolvimento também antecipa a adoção do 5G este ano, fato esse que aumentaria significativamente a taxa de transferência de arquivos utilizando esse recurso.

Curiosamente, Realme e OnePlus que fazem parte da BBK Electronics assim como a Vivo e a OPPO por hora estão fora dessa iniciativa. Mas é provável que elas também se beneficiem dessa aliança.

Em agosto de 2019, o CMO da Realme India, Francis Wang, confirmou que a Realme também faz parte dessa aliança. No entanto, não está claro se a empresa se envolverá diretamente nesse desenvolvimento ou se beneficiará apenas do envolvimento da Vivo e da OPPO.

O recurso AirDrop nos dispositivos Apple permite que os usuários transfiram arquivos entre iPhones, iPads e Macs sem problemas. O Android também tinha um recurso embutido chamado Android Beam.

No entanto, esse sistema baseado em NFC era bastante lento e o Google o descontinuou com o Android 10. Ele está sendo substituído por um método novo e muito mais rápido chamado Compartilhamento Rápido.

Atualmente, o Fast Share está em desenvolvimento e estará disponível para dispositivos com Android 10 ou superior quando estiver pronto. Este sistema também usa Bluetooth e Wi-Fi para compartilhar rapidamente arquivos entre dois dispositivos Android. Se sobrepondo a iniciativa da Vivo, OPPO e Xiaomi.

No AirDrop, os arquivos transferidos são criptografados quando estão em trânsito. Embora o Fast Share deva ter o mesmo nível de segurança, não está claro se a solução da Aliança para Transmissão Ponto a Ponto também compartilhará arquivos em uma rede criptografada.