Em março deste ano, relatórios da "Sensor Tower" revelaram que o aplicativo TikTok, ou Duoyin como é conhecido na China, registrou 1 bilhão de downloads em todo o mundo. Agora, a mesma empresa de análises veio à público para anunciar que esse número saltou para mais de 1,5 bilhão, somando os downloads da App Store e Google Play desde o lançamento.

Isso representa um aumento de mais de 500 mil de fevereiro (mês do último relatório) até agora, algo realmente impressionante, principalmente se levarmos em consideração que o TikTok foi anunciado na China em setembro de 2016, tendo chegado em outros países em 2017.

O crescimento do TikTok deve continuar

No ano passado, ele foi considerado o aplicativo "não-jogo" mais baixado do mundo, atingindo 655,8 milhões de instalações. Este ano, o TikTok já soma 614 milhões de downloads, representando um aumento de 6% com relação ao mesmo período de 2018. Se esse ritmo for mantido, é bastante provável que até dezembro os números sejam ainda maiores, ultrapassando o recorde do ano passado.

Tudo isso fazem do TikTok o terceiro aplicativo mais popular do mundo, ficando atrás apenas do WhatsApp e Facebook Messenger, que até o momento, possuem 707,4 e 636,2 milhões de instalações, respectivamente. O relatório também mostrou que a Índia foi o país que mais contribuiu para atingir os 1,5 bilhão de downloads, somando 31%.

Em segundo lugar temos a China, que registrou 11,5% de todas as instalações. É bastante provável que os números sejam maiores, pois a análise não incluiu lojas de aplicativos de terceiros do Android.

Por fim, 8,2% dos downloads foram feitos nos Estados Unidos. No entanto, o sucesso do aplicativo tem chamado a atenção do governo americano, que está analisando o TikTok para saber se existem riscos de privacidade para os cidadãos.

Via