A tecnologia 5G hoje é tratada como uma tecnologia de próxima geração que promete velocidades de dados super-rápidas e a capacidade de sustentar novas tecnologias, como carros autônomos.

Essas redes estão sendo implementadas lentamente em lugares como Coréia do Sul, Reino Unido e China, além de estarem passando por testes aqui mesmo no Brasil. No entanto, eles ainda não estão disponíveis em larga escala.

Contudo o fundador e CEO da Huawei, Ren Zhengfeida, já está falando sobre o 6G.

"Temos um trabalho paralelo sendo realizado no 5G e no 6G, então começamos o 6G há muito tempo", disse Ren durante um painel da CNBC na quinta-feira.

Ele disse que a pesquisa está em uma "fase inicial" e ainda há "um longo caminho a percorrer" antes da comercialização, de acordo com uma tradução oficial de seus comentários em mandarim.

Ren Zhengfei fala sobre as pesquisas da Huawei no 6G (fonte Bloomberg)
Ren Zhengfei fala sobre as pesquisas da Huawei no 6G (fonte Bloomberg)

O CEO da Huawei disse que a tecnologia apesar de ter tido sua pesquisa já iniciada, poderá levar até dez anos para ser utilizada. Uma série de coisas precisa ocorrer antes que o 6G se torne realidade.

Para qualquer nova geração de rede móvel, os padrões precisam ser definidos pelo setor. Isso ocorreu para o 5G e as discussões iniciais ocorreram sobre o 6G, mas os padrões podem levar anos para se formar.

Atualmente, a Huawei está concentrando seus esforços no 5G. A empresa assinou mais de 50 contratos comerciais de 5G , mais do que seus concorrentes mais próximos, Nokia e Ericsson.

A gigante tecnológica chinesa está enfrentando pressão contínua dos EUA, que o acusam de ser um risco à segurança nacional, dizendo que poderia criar backdoors em seus equipamentos de rede para permitir que o governo chinês espionasse os americanos. A Huawei vem negando o fato desde o início do ano.