Os oito novos processadores de 10ª geração, usam processo de 14nm da Intel, e não o processo de 10nm do IceLake.

Mas, ao contrário do que alguns pensam, isso não torna os novos processadores piores. Na realidade, o novo Intel Core i7-10710U é o primeiro processador hexacore da série U, e possui 12 threads, entregando ainda uma velocidade máxima de clock maior do que alguns dos processadores IceLake de 10nm da Intel.

Como sabemos, a medida que os processos tem seus números reduzidos (explicando de maneira resumida) os chips de 14nm não terão os benefícios dos chips de 10nm. Isto é, eles provavelmente não serão tão eficientes energeticamente.

Nenhum deles possui gráficos integrados robustos na Gen11 da Intel. A empresa afirma que pode lidar com alguns jogos leves rodando em 1080p, mas muito provavelmente com configurações mínimas.

O CometLake está usando uma versão anterior de gráficos integrados, como denotado pela falta de um "G" seguido por um número em seus nomes de modelo.

Basicamente, a menos que você compre um notebook que tenha gráficos dedicados da AMD ou da Nvidia, os novos processadores de 10ª Geração não serão capazes de entregar uma performance muita boa para jogos por exemplo.

Se você já estava confuso devido à nomenclatura da 10ª Geração da Intel, prepare-se, isso só piora. As indicações para distingui-los estão em seus nomes de modelo, você só precisa saber o que procurar.

Entenda a nomenclatura confusa da Intel para seus novos processadores
Quanto a esses processadores Comet Lake, você pode resolver isso procurando por "U" ou "Y" nos nomes de seus modelos, como mostrado na foto acima. Os processadores Ice Lake da Intel também são tecnicamente produtos da série U e Y, mas você não o encontrará no nome.

Entenda a diferença entre os modelos

Em vez disso, a Intel diferencia aqueles com o acréscimo de "G-number" ao final, indicando que eles apresentam seus novos gráficos Iris Plus.

Como você pode notar nas imagens acima os novos chips da série U suportarão memória LPDDR4x em notebooks. Além disso, a Intel manteve nos novos chips da série U e Y, o mesmo suporte para o Thunderbolt 3 e o Wi-Fi 6 encontrados em outros processadores da 10ª geração.

Os novos processadores segundo a Intel, estarão disponíveis a partir de janeiro próximo.