Microsoft e outras empresas escutam gravações de voz coletadas pelo Xbox One

Contratantes da Microsoft e funcionários escutam dados de voz coletados pelo Kinect e pela Cortana, até mesmo gravações de menores de idades. Tudo, porém, está na política de privacidade da empresa que se compromete em ser mais transparente.

Microsoft e outras empresas escutam gravações de voz coletadas pelo Xbox One

Contratantes da Microsoft têm escutado gravações de voz coletados pelo console Xbox One. A prática vem acontecendo desde os primeiros dias que o Xbox One podia ser controlado com comandos de voz pela câmera Kinect e isso continuou após a Microsoft adicionar a assistente mais avançada de voz, Cortana, ao console, de acordo com Motherboard, da revista digital Vice.

Eles conversaram com diversos contratantes que podiam escutar essas gravações. Muitas delas foram intencionais, com usuários usando comandos no Xbox One para realizar determinada função, mas outras foram acionadas sem querer e sem o conhecimento do usuário.

A Microsoft já confirmou que contratantes também têm gravações similares da Cortana (no Windows) e podem escutar até mesmo ligações pelo Skype quando as pessoas usam a função de tradução de línguas. Em todos os casos a Microsoft disse que faz isso para melhorar seus serviços de reconhecimento de voz. "Sempre fomos claros de que coletamos dados de voz para melhorar serviços via comando por fala e que esses dados algumas vezes são revisados por vendedores", a empresa revelou ao Motherboard.

xbox

Alguns desses contratantes revelaram também que constantemente escutam vozes de crianças, o que é de se esperar quando se falam consoles de vídeo games, mas se torna um tanto alarmante já que as regras de privacidade são muito mais restritas quando se trata de menores de idade.

A Microsoft anunciou mês passado seu plano de remover a Cortana do Xbox One, mas o console ainda pode ser controlado por voz pela Alexa da Amazon ou pelo Google Assistente em auto falantes externos ou outros dispositivos.

Outras empresas também enfrentaram críticas recentemente, incluindo a Apple, Amazon e a Google por situações similares de compartilhamento de dados de voz e gravações a contratantes e funcionários provenientes da Siri, Alexa e Assistente da Google. Como consumidores, é de se esperar ficar apreensivo com a ideia de estranhos escutando gravações suas, mas as empresas se comprometeram em deixar mais claro suas políticas de privacidade e em dar mais controle sobre os dados gravados aos usuários, salientando também que sempre pegam o consentimento dos usuários para esse tipo de coleta de dados nas políticas de privacidade.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Microsoft Teams terá gravação automática em videoconferências em breve
Tecnologia

Microsoft Teams terá gravação automática em videoconferências em breve

É revelado pela Microsoft que em breve será implementado a funcionalidade de gravação automática para videochamadas em breve no Microsoft Teams!

Microsoft Edge Canary pode agora compartilhar guias entre o PC e o smartphone
Tecnologia

Microsoft Edge Canary pode agora compartilhar guias entre o PC e o smartphone

Microsoft começa a disponibilizar uma nova função para seu navegador Microsoft Edge que irá facilitar a vida de muitos. Confira o compartilhamento de guias!

Microsoft Teams para macOS recebe função de supressão de ruído
Tecnologia

Microsoft Teams para macOS recebe função de supressão de ruído

Microsoft começa a disponibilizar a função de supressão de ruído para o Teams no macOS. Saiba todos os detalhes sobre a nova funcionalidade!

Discord cancela negociações com a Microsoft
Tecnologia

Discord cancela negociações com a Microsoft

Embora não tenha sido anunciado oficialmente, fontes familiarizadas com o assunto disseram que a Discord finalmente fechou a sua venda com a Microsoft. Confira os detalhes!

Microsoft Edge ganhará
Tecnologia

Microsoft Edge ganhará "performance mode" aprimorando uso de RAM, CPU e bateria

Microsoft está implementando um novo recurso para seu navegador Edge. O "Performance Mode" promete um melhor desempenho ajustando o consumo de memória RAM e processamento da CPU. Confira!