A versão beta da ferramenta de upload do Spotify será descontinuada dia 30 de julho de 2019. Lançada em setembro de 2018, a ferramenta buscava fornecer uma maneira simples para que artistas independentes pudessem enviar suas músicas para a plataforma.

Mas, a empresa parece ter voltado atrás devido a complexidade envolvida no monitoramento dos direitos associados à distribuição de música, tornando a ferramenta facilitadora num grande problema.

"A maneira mais impactante de melhorar a experiência de fornecer música para o Spotify para o maior número possível de artistas e gravadoras é se apoiar no excelente trabalho que nossos parceiros de distribuição já estão fazendo para servir a comunidade artística", escreveu o Spotify em um post na segunda-feira.

Com o encerramento da ferramenta de upload, os artistas independentes precisarão se inscrever em uma empresa de distribuição aprovada pela Spotify, que fornece acesso direto à ferramenta Spotify for Artists e lida com licenciamento e distribuição e paga os royalties de transmissão.

Spotify
Spotify

Seus distribuidores "preferidos" são a DistroKid (na qual a Spotify possui um investimento minoritário), CD Baby e EmuBands.

No ano passado, o Spotify disse "melhoramos muito o nosso trabalho com parceiros de distribuição para garantir a qualidade dos metadados, protegendo os artistas contra infrações, fornecendo aos usuários acesso instantâneo ao Spotify para artistas e muito mais".

Segundo a empresa, a ferramenta Spotify for Artists é usada por mais de 300.000 criadores para rastrear suas músicas no Spotify. A ferramenta de envio de playlist do Spotify foi usada por mais de 36.000 artistas para obter playlists pela primeira vez no serviço desde que foi lançada há um ano.