Amigo pedindo grana emprestada no WhatsApp? Cuidado, pode ser golpe!

Novo golpe do WhatsApp: Amigo pedindo dinheiro emprestado até certa data pode ser a nova armadilha de cibercriminosos. Confira como funciona este golpe e saiba como se prevenir.

Por Tecnologia 2 comentários
 Amigo pedindo grana emprestada no WhatsApp? Cuidado, pode ser golpe!

Mais uma vez, um novo golpe do WhatsApp está fazendo vítimas. Desta vez, a armadilha usa a conta de um amigo seu no mensageiro mais usado do país para pedir um valor emprestado, até certo dia. Confira como funciona na imagem abaixo.

Golpe do dinheiro emprestado

Novo golpe do dinheiro emprestado no WhatsAppNovo golpe do dinheiro emprestado no WhatsApp

Como você pode ver, o golpe é bastante sofisticado, e é fácil cair. Afinal, imagina se um amigo ou familiar seu está pedindo um valor emprestado, e é uma pessoa da sua confiança? É grande a chance de você acabar achando que é realmente a pessoa, e depositar o valor.

Sem você receber uma mensagem deste tipo, não faça nenhum depósito sem antes falar com seu amigo ou familiar, para saber se a mensagem foi realmente enviada pela pessoa ou se se trata de mais um golpe do WhatsApp.

Como se prevenir de golpes do WhatsApp?

Ultimamente, vemos cada vez mais golpes circulando no WhatsApp, e os cibercriminosos estão fazendo armadilhas cada vez mais bem desenvolvidas, muitas vezes nos levando a crer que é algo real, como neste último caso de golpe. Para evitar cair neste tipo de armadilha, é fundamental suspeitar sempre de links enviados e pedidos de dinheiro e afins.

Sempre, em caso de dúvida, ligue para a pessoa que lhe mandou a mensagem no WhatsApp e tire a dúvida, se ela realmente mandou a mensagem ou se seu WhatsApp está enviando mensagens de forma suspeita.

Dicas para evitar que seu WhatsApp seja usado para golpes

Uma maneira bastante eficaz de evitar que este tipo de problema aconteça com o seu WhatsApp é usar a autenticação em dois fatores. Assim, o aplicativo usará duas formas diferentes para validar o acesso do usuário no serviço.

Quando a autenticação em suas etapas está habilitada, é necessário digitar uma senha de seis dígitos. O sistema usará então essa senha e o código enviado via SMS para ativar ou reativar sua conta no WhatsApp.

Como ativar a autenticação em suas etapas

1. Entre nas configurações do aplicativo e selecione o campo "conta". Procure pela opção "verificação em duas etapas" e clique nela;

2. O serviço pedirá uma senha de seis dígitos (obrigatória) e um endereço de e-mail (opcional). Após inserir os dados, clique em "Concluir";

Pronto! O WhatsApp sempre pedirá essa senha quando o seu número de telefone for registrado.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
  • Minha foto
    Anjuliano Oliveira    •    3 meses

    Não entendi o "Golpe". Me parece mais uma "piada" de mal gosto, afinal se alguém pedir um empréstimo para um amigo meu, em meu nome, e ele puder "me ajudar", irá depositar o dinheiro na MINHA conta bancária, e, claro, percebendo esse dinheiro vc vai buscar informações sobre quem depositou, ou pelo seu extrato bancário verá que foi seu amigo...logo é só devolver a grana e esclarecer o assunto. Golpe mesmo, na minha opinião, seria se o "mal intencionado" conseguisse que o cara depositasse na conta dele (do malandro...)....

  • Minha foto
    Cássio Coelho    •    3 meses

    Na verdade, não é seu amigo que mandou a mensagem, é uma pessoa que clonou o WhatsApp de seu amigo, ou seja, o vigarista envia um número de conta para depositar se passando por seu amigo. O seu amigo nem fica sabendo da situação e tu perde o dinheiro

Últimas notícias