Quando você está procurando uma nova TV para rodar seus games, há algumas coisas em que você normalmente não consideraria na hora da compra, mas que são muito importantes.
Você deve optar por uma TV que possa processar imagens em movimento rápido, e ser capaz de manter bordas claras e nítidas sem qualquer desfoque de movimento. Outra coisa que você pode deve considerar é a resolução 4K, pois hoje já existem consoles oferecendo jogos em Ultra HD, e pode valer a pena investir em uma TV 4K, porque essa tendência vai aumentar.

Então, aqui estão as nossas 5 principais dicas para levar em conta na hora de comprar uma nova TV para jogos.

Input Lag

Como escolher uma TV para games

O input lag é o tempo que uma TV leva, do momento em que recebe o sinal até a sua exibição na tela. Para assistir programas no dia a dia, não é uma grande consideração, porque você não está interagindo com a imagem. Mas para os jogos, esta é provavelmente a coisa mais importante a ser observada.

O atraso é medido em milissegundos e a maioria das TVs tem um modo de jogo, que ajusta algumas das configurações de imagem, mas o mais importante, reduz esse atraso. Quando se trata de games, são recomendadas as TVs que tenham uma taxa menor que 25m / s.

É mais difícil para as TVs 4K manter uma baixa taxa de input lag, porque elas precisam usar muito mais poder de processamento para exibir uma imagem do que uma TV full HD. Por isso, vale a pena prestar especial atenção à taxa de atraso no modo de jogo, se você optar por uma TV 4K.

Taxas de atualização

As taxas de atualização informam a rapidez com que a tela é atualizada e, em geral, um número maior significa que a TV exibe melhor as imagens em movimento rápido. Nos primórdios das TVs de tela plana, isso era um grande problema, mas hoje em dia a maioria das TVs tem uma taxa de atualização nativa acima de 60 quadros por segundo (ou 60Hz). Este é o número que você deve procurar quando estiver conferindo as especificações da TV. Uma TV com uma taxa de atualização inferior a 60 Hz pode causar uma experiência não muito agradável ao rodar games.

Mas tenha cuidado quando você está comparando números de diferentes fabricantes, porque todos eles medem isso de forma ligeiramente diferente. Alguns fabricantes têm seu próprio nome, e alguns apenas chamam de "qualidade de imagem" - então você só deve comparar números entre TVs do mesmo fabricante.

LED ou OLED

Como escolher uma TV para games

Muitos fabricantes estão entrando no mercado das TVs OLED, que são um pouco mais caras que as telas de LED padrão, mas que valem muito a pena se você pode pagar por isso. Elas têm melhores taxas de contraste, com pretos muito mais profundos, e sem a necessidade de iluminação na tela, além de serem muito mais finas.

Ultra HD (4K)

O 4K significa que a TV apresenta quatro vezes mais pixels do que uma tela full HD de 1080p, oferecendo um incrível nível de detalhes. Com consoles como o PS4 Pro e o Xbox One X oferecendo jogos em Ultra HD, além da quantidade de conteúdo de TV e filmes 4K disponíveis, definitivamente vale a pena investir em uma TV 4K. Ultimamente, seus preços têm diminuído, as tornando mais acessível ao público em geral.

Apenas certifique-se de verificar o imput lag, lembre-se, as TVs 4K têm um trabalho mais difícil ao processar a imagem, portanto, certifique-se de que o atraso seja menor que 25 m / s quando estiver no modo de jogo.

HDR

HDR significa High Dynamic Range (Intervalo Dinâmico Elevado) e dá à TV uma gama muito mais ampla de cores e contraste. Isso significa que a TV pode criar cores mais naturais, e você também obtém muito mais detalhes nas áreas mais escuras.

O HDR chegou ao mundo dos jogos com o Xbox One S, e a Sony rapidamente apresentou seu concorrente PS4 Pro - além de também lançar uma atualização para adicionar HDR ao PS4 original, o que significa que você não precisa trocar seu console para se beneficiar desta tecnologia. Então, quando estiver fazendo compras, fique de olho no logotipo do HDR.

Afinal, o que é importante ao escolher uma TV para games?

Em geral, é aconselhável comprar uma TV pensando no futuro, independentemente de como você a usa, mas isso é particularmente mais importante quando se trata de jogos.

Você provavelmente está se comprometendo com uma propriedade que vai usar por vários anos, por isso tome cuidado para não comprar uma TV que será obsoleta logo após tirá-la da caixa.

Como escolher uma TV para games

Ironicamente, o suporte 4K e HDR são as partes fáceis. São grandes as probabilidades de encontrar uma TV com suporte ao 4K, e provavelmente HDR também.

Mas não se preocupe com o 4K se estiver optando por uma TV menor. A maioria das TVs com menos de 40 polegadas não oferece suporte, e você provavelmente não notaria a resolução nesse tamanho.

Em vez disso, opte por recursos que exigem um mergulho mais profundo nas folhas de especificações. Embora você não precise se preocupar com taxas de atualização acima de 60 Hz, seria interessante um suporte HDR mais amplo, se puder obtê-lo.

O PS4 Pro e o Xbox One X contam com o padrão HDR10 para seus visuais aprimorados, mas o suporte Dolby Vision (presente em aparelhos de marcas como LG e TCL) pode ser útil se futuros consoles ou atualizações de firmware tirarem proveito disso.

E não esqueça a conectividade. Você vai precisar de muitas portas HDMI 2.0 (alguns fornecedores podem incluir apenas uma) e, de preferência, mais portas do que você precisa de imediato. Famílias multi-console são cada vez mais comuns - e é um incômodo ter que trocar cabos ou comprar um switch HDMI apenas porque há um novo sistema obrigatório no bloco.

Considere também uma TV com áudio Bluetooth. Embora você possa estar satisfeito agora com seus alto-falantes, fones de ouvido sem fio podem ser úteis se você quiser jogar enquanto alguém estiver dormindo.

E não esqueça de considerar outros fatores. Você está comprando uma TV que pode se adaptar à sua vida, e isso significa pensar sobre onde, quando e como você vai usar nos próximos anos.