Podemos dizer que a tecnologia 5G ainda não está comercialmente disponível em todo o mundo e o número de smartphones compatíveis com a tecnologia é limitado.

Mas também sabemos que haverá uma série de dispositivos que suportam esta rede e trazem um desempenho bastante diferente em comparação com o que vimos até a presente data.

Em dezembro do ano passado, a Qualcomm lançou a plataforma Snapdragon 8CX, que é o primeiro processador de PC Always Connected baseado em 7nm do mundo. 

Quanto aos notebooks, na Computex 2019, a Qualcomm e a Lenovo anunciaram o lançamento do primeiro notebook 5G do mundo, que usa a plataforma Opteron 8CX da Qualcomm.

Como você pode imaginar, o notebook ainda é um protótipo, conhecido como 'Project Limitless' e, como dito, terá suporte a plataforma Opteron 8CX 5G da Qualcomm.

Em outras palavras, este é o primeiro computador projetado para conectividade de dados 5G integrada, projetado na plataforma de 7nm.

Johnson Jia, vice-presidente sênior e gerente geral de Consumer Business do Intelligent Devices Group, Lenovo, resumiu o novo dispositivo e parceria:

"Com o 5G real em um PC, tudo se resume a satisfazer a necessidade de velocidade dos usuários: transferências de arquivos e streaming mais rápidos em 4K, 8K e até AR / VR; conversas de vídeo mais rápidas e de maior qualidade em movimento; atualizações de tela ainda mais rápidas para jogos móveis. Quando falamos de conectividade ilimitada, queremos dizer - os usuários de PC 5G de todo o mundo vão economizar tempo, manter-se produtivos ou obter entretenimento on-line de praticamente qualquer lugar, a qualquer momento."

A Lenovo produzirá este notebook em massa e o venderá no próximo ano.

A Qualcomm disse que, além do CPU e GPU Snapdragon 8CX, o notebook também possui um modem Snapdragon X55 5G que pode atingir velocidade "multi-gigabit".

Notebook Lenovo com Qualcomm Snapdragon 8CX 5G
Notebook Lenovo com Qualcomm Snapdragon 8CX 5G

Comparado com o Snapdragon 850, o Snapdragon 8cx é equipado com um GPU Adreno 680 que oferece 2x poder de processamento gráfico e 60% de eficiência de energia. Ele próprio suporta dois monitores externos 4K HDR

A Qualcomm e a Lenovo não revelaram mais detalhes sobre o Project Limitless, incluindo preços específicos e datas de lançamento.

Levando em consideração que a Intel abandonou completamente o negócio de modem 5G no mês passado a Qualcomm é, sem dúvida, a líder nessa área. Mas, a Qualcomm também precisa abordar questões importantes, como compatibilidade de software.