A empresa norte-americana IBM lançou a maratona Behind the Code para profissionais de todo o Brasil: um desafio envolvendo desenvolvedores dividido em nove etapas. O objetivo é vencer, enquanto o prêmio final é uma viagem para São Francisco para uma semana de imersão no laboratório da empresa. 

Para auxiliar em todas as etapas, os competidores terão acesso a conteúdo específico de inteligência artificial, internet das coisas, blockchain e Kubernetes - tudo disponível para consulta na IBM Cloud.

Quem quiser participar deve se inscrever no site da maratona até 5 de julho. Realizada a inscrição, os desenvolvedores vão receber desafios de negócios a serem completados online de 6 a 28 de julho. Quanto mais rápido resolvido, mais pontos ganham. 

Serão oito desafios nesse modelo e o objetivo é acumular mais pontos para ficar entre os cem primeiros colocados. Esses, por sua vez, ganharão um final de semana na Praia do Forte, na Bahia, para disputar a fase final. 

A nona e última tarefa será realizada em 15 de agosto e precisa ser resolvida ao vivo. Segundo Marcelo Spaziani, vice-presidente de Vendas da IBM para a América Latina, esse último desafio requer velocidade.

Dentre os cem competidores finais sairá o primeiro colocado - chamado de 1º Master Dev do Brasil. Ele e os quatro colocados seguintes ganharão uma viagem de uma semana para São Francisco com o objetivo de conhecer o laboratório da IBM e participar de uma imersão para desenvolver habilidades em AI entre outras tecnologias.