Download: Firefox 67, navegador está até 80% mais rápido

Faz 3 anos que de a Mozilla vem atualizando bimestralmente seu navegador. Ocasionalmente a empresa lança versões específicas com mais funções a melhoramentos que outras e parece que o Firefox 67 é uma dessas atualizações acima da média.

Por | @bgssilva Tecnologia Pular para comentários

Várias melhorias de desempenho foram incluídas nesta versão. A primeira melhoria mencionada no blog oficial da Mozilla é o foco em tarefas importantes.

Sites como o Instagram, Amazon e Google aparentemente vão carregar entre 40 e 80% mais rapidamente porque scripts menos importantes são deixados de lado.

Eles também procuraram otimizar instâncias em que o código estava sendo carregado de maneira errada, um exemplo disso é o preenchimento automático em uma página sem formulários.

O Firefox 67 também irá congelar as abas antigas quando a memória disponível do dispositivo ficar abaixo de 400MB. A publicação oficial informa o limite mas não indica se o mesmo pode ser personalizado.

prefers-color-schemer

Outras funções chegaram com a nova versão do navegador da Mozilla, a consultas de esquema de cores CSS, por exemplo permite que os sites adaptem seus estilos para corresponder à preferência do usuário por esquemas de cores escuras ou claras, uma opção que começou a aparecer em sistemas operacionais como o Windows, macOS e Android.

WebRender estável

Há quase quatro anos, a Mozilla trabalha em uma nova arquitetura de renderização para o Firefox com o objetivo de utilizar melhor o hardware gráfico que existe atualmente no mercado.

Com o Firefox 67 a empresa está começando a ativar gradualmente o WebRender para usuários no Windows 10 com hardware compatível. Esso é a primeira vez que o WebRender foi ativado fora das versões Nightly e Beta do Firefox.

DevTools mais poderosa

O Firefox 67 e 68 Developer Edition trazem enormes melhorias para o JavaScript Debugger do Firefox. Utilizando ambas as versões você percebe o quanto os dados carregam mais rápidos, o suporte para mapas de fonte foram melhorados, novos pontos de login e muito mais.

Além do Depurador, o Console da Web trouxe várias atualizações, incluindo maior acessibilidade ao teclado e suporte para importar módulos para a página atual.

E para finalizar foram removidas algumas ferramentas experimentais e raramente usadas, incluindo o Depurador de Tela, o Editor de Shader, o Web Audio Inspector e o WebIDE.

Perfis lado-a-lado

Agora, o Firefox usa, por padrão, perfis diferentes para cada versão instalada, tornando mais fácil do que nunca executar várias cópias do Firefox lado a lado.

Além disso, o navegador avisará se você tentar abrir um perfil mais novo com uma versão mais antiga do Firefox, pois essas incompatibilidades podem levar à perda de dados.

Controles de privacidade aprimorados

O Firefox 67 protege melhor sua privacidade on-line com novas opções de Bloqueio de Conteúdo.

Privacidade e Segurança aprimoradasPrivacidade e Segurança aprimoradas

Você também tem mais controle sobre suas extensões, que podem ser impedidas de serem executadas em janelas de navegação privadas.

Acesso mais fácil a contas do Firefox e senhas salvas

A Mozilla vem trabalhando muito para tornar as Contas do Firefox mais simples de se acessar e configurar, começando com um novo ícone padrão na barra de ferramentas do navegador.

Central do usuárioCentral do usuário

O novo ícone indica se você está ou não conectado a uma conta do Firefox e facilita a execução de ações como o envio de guias para outros dispositivos ou o acionamento manual de uma sincronização.

Como outros botões da barra de ferramentas, você pode mover ou ocultar livremente o botão da conta do Firefox de acordo com suas preferências.

Ufa! As atualizações que chegam junto com o Firefox 67 incluem:

  • Extensões não são mais executadas em guias privadas por padrão
  • Opção para salvar senhas no modo privado
  • Melhor acessibilidade do teclado
  • Novo menu da barra de ferramentas 'Firefox Account' + avatar
  • Gerente de senhas aprimorado
  • Opção ' Pin tab' no menu Page Actions
  • Atualizado para o decodificador AV1 'dav1d'
  • Suporte a fontes Twemoji Mozilla para Emoji 11.0
  • Ajustes de integração do Pocket para alguns usuários

Para os usuários do Windows, a Mozilla planeja instalar o WebRender lentamente nos desktops do Windows 10 com placas gráficas NVIDIA. Isso, novamente, fornecerá aumento de desempenho ao carregamento da página. Nada foi dito ainda sobre o suporte ao Linux.

Ficou animado? Então não perca tempo, instale a nova versão agora.

siga Oficina da Net no Instagram