O que? A Google suspendeu operações comerciais com a Huawei, aliás, imediatamente. Essa mudança das empresas vai impactar dramaticamente os dispositivos ao redor do mundo.

De acordo com a Reuters, uma fonte próxima disse que o Google foi forçado a suspender as operações com a Huawei, tanto de hardware quanto software.

Huawei sem Android?
Huawei sem Android?

Isso significa que a Huawei será obrigada a parar de utilizar as versões comerciais do Android, terá suspenso os serviços como Google Play Store, Gmail e Youtube. Terá apenas acesso a versão pública do Android, e poderá quem sabe criar o seu sistema, mas permanecendo sem o acesso aos apps acima citados. Ainda de acordo com a matéria, os novos smartphones e mesmo os antigos, terão suspensas as atualizações futuras, incluindo a linha P30, que já saiu review aqui no Oficina da Net.

A imposição ao Google para terminar imediatamente com as operações foi devido ao governo norte americano ter cortado laços comerciais com a China, a Huawei, uma das gigantes chinesas foi adicionada a uma lista negra dos Estados Unidos.

Lembrando que a Huawei é uma gigante da tecnologia, inclusive é uma das primeiras marcas que vão fornecer soluções para as redes 5G. 

UPDATE (20/05 11:00): 

O Oficina da Net entrou em contato com a assessoria de imprensa da Huawei no Brasil, que nos passou o seguinte posicionamento: 

"A Huawei tem feito contribuições substanciais para o desenvolvimento e crescimento do Android em todo o mundo. Como um dos principais parceiros globais do Android, trabalhamos de perto com a plataforma de código aberto para desenvolver um ecossistema que tem beneficiado tanto usuários quanto o setor.

A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos Huawei, cobrindo todos aqueles que já foram vendidos ou ainda estão em estoque. Continuaremos empenhados em construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os nossos usuários globalmente."

Com as informações que recebemos, podemos notar uma forte tendência a não terem ainda se acertado com a Google. Esse posicionamento atual é uma breve tentativa de apagar um incêndio, aguardemos mais capítulos dessa disputa EUA (GOOGLE) VS CHINA (HUAWEI). 

UPDATE: O posicionamento oficial do perfil do Android no Twitter, informa que todos os apps e funcionalidades da Android Play devem permanecer funcionando em dispositivos já existentes, assim como mencionado no posicionamento oficial da Huawei: 

Colocamos o exemplar do P30 Pro que temos aqui para atualizar os apps, e está em perfeito funcionamento. 

Assista ao review do P30 Pro: 

 

Atualizaremos a matéria, conforme surgirem mais informações.